O Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu nesta quarta-feira (17) o esvaziamento de cerca de 300 filiados em Cuiabá, incluindo o presidente do Diretório Municipal, Vilson Aguiar, e membros históricos das Executivas Estadual e Municipal, que homologaram pedido de desfiliação. Militantes da Articulação de Esquerda – uma das correntes da sigla – os dissidentes provocaram grave revés contra a candidatura de Lúdio Cabral a prefeito de Cuiabá sob alegação de que o partido os excluiu do processo eleitoral, anulando também a ex-senadora Serys Slhessarenko, para tornar-se mera “marionete” nas mãos de figuras como Eder Moraes (PR), Carlos Bezerra (PMDB) e José Riva (PSD).
Agora, os dissidentes – cerca de um terço da direção municipal do PT – passam a injetar forças na campanha de Mauro Mendes (PSB), adversário de Lúdio, pedindo votos no segundo turno.
|
Além de Vilson (que militou no partido por mais de 30 anos), pediram desfiliação figuras da Executiva Municipal como Marina de Moraes, petista há 28 anos, Jair Santos, Maderson Evilásio (presidente da Juventude petista) e Jairo Rocha, da Executiva Estadual. Até a mãe de Jairo, Noize Pereira Rocha, deixou o partido que defendeu por 17 anos.
Realizado no “Plenarinho” da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira, o ato de desfiliação rendeu um rol de críticas ao PT e à campanha encabeçada por Lúdio Cabral, rendida a apoiadores rechaçados pelos militantes. "Não, não vai dar ter o Eder e o Riva prefeito de Cuiabá", gritaram militantes do partido.
“O PT não será governo, será marionete na Prefeitura de Cuiabá”, profetizou Vilson, criticando a presença de “cânceres da política” na articulação de Lúdio, que teria negado a eles a participação efetiva no processo eleitoral deste ano.
“CÂNCERES DA POLÍTICA”
Segundo Jairo Rocha, em maio o vereador Lúdio propôs lançar-se candidato a prefeito este ano com a expectativa de já deixar articulada também a candidatura do juiz federal Julier Sebastião da Silva a governador em 2014. O projeto inicialmente foi apoiado, mas Lúdio – sob influência de Carlos Abicalil - teria imposto a condição de que a ex-senadora Serys Slhessarenko não participasse, o que bastou para a quase maioria da Articulação de Esquerda em Cuiabá deixar de apoiar a candidatura própria com o nome do vereador.
|
“Não vamos ceder às imposições e não seremos traidores. Aquele que nos propõe trair pessoas não é digno de administrar a cidade”, discursou o agora ex-presidente do Diretório Municipal, Vilson Aguiar, referindo-se a Lúdio.
Jairo lembrou que, a partir do momento em que a candidatura de Lúdio foi praticamente imposta no partido, o vereador mudou seu comportamento, chegando a ficar omisso em relação à política de Saúde do governo de Silval Barbosa (PMDB). A mesma crítica foi feita pelo vereador reeleito Adevair Cabral (PDT), que apoia Mauro Mendes e aproveitou o ato nesta quarta-feira para reforçar o discurso contra Lúdio.
A mesma postura crítica foi demonstrada em relação a Eder Moraes (PR), hoje atual articulador político da campanha de Lúdio; o vereador teria se esquecido de todos os escândalos nos quais o ex-secretário de Estado se envolveu para tê-lo potencializando o poder de fogo da campanha. “É um erro votar em Lúdio”, resumiu Vilson, acompanhado por Jairo: “O PT ganhar em São Paulo com o [Paulo] Maluf é o mesmo que ganhar com Eder em Cuaibá”, criticou, antes de disparar também contra os apoios de Bezerra e Riva, cujo PSD passou esta semana a pedir votos para Lúdio.
APOIO A MAURO
Agora, os militantes dissidentes afirmam que continuarão as lutas pela classe trabalhadora sem as cores do PT, mas em sindicatos, associações, igrejas e quaisquer fóruns de discussão. Embora não se fale ainda em filiação em massa em alguma outra legenda, os dissidentes responderam em coro durante o ato político que transferirão seus apoios a Mauro Mendes na disputa pelo Palácio Alencastro. Jairo até afirmou que ainda hoje procuraria o socialista para participar de algum ato político em seu apoio.
|
O grupo recém desfiliado também guarda a expectativa de que a ex-senadora Serys, a quem estiveram ligados durante a militância no PT, apoie o movimento e também se desfilie do partido. Segundo Jairo, Serys passou a ser agressivamente excluída de qualquer discussão dentro do PT, de forma que, se continuar na legenda, “ela vai ser executada”, exagerou.
Por sua vez, a ex-senadora, por telefone, limitou-se a declarar que não tem qualquer intenção de deixar a agremiação. De Brasília, preferiu adotar um tom mais diplomático. “Respeito a posição deles. São amigos, militantes de ideologia muito firme e muito clara, muito chegados da gente, mas por enquanto não vou deixar o partido”.
LÚDIO
Questionado sobre como avaliava a dissidência dos militantes, já na tarde desta quarta-feira o candidato Lúdio fez questão de minimizar o ato. “A verdadeira militância do PT está conosco. Tem uma minoria aí que sempre se posicionou assim. Por isso, não nos afeta em nada”, declarou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Maria Dagi 18/10/2012
Esse povo do PT nunca soube perder. Se degladiam entre si e não fará falta à administração do prefeito Lúdio e nem ao PT, que está sendo reoxigenado. Saíram porque são incoerentes nas suas ideologias. Já vão tarde.
Ju Pinheiro 18/10/2012
Pois é... mas a cada dia cresce mais o apoio a Ludio dos ditos não militantes como eu...que se enfileram por uma chance amelhor apra Cuiabá... mesmo que a gente nãoa credite muito em todas essas alianças... O PT em Cuiabá históricamente foi de grupos... que não sabem perder entre si e vir a compor em outro momento... se vão sair..ok...que venha a renovação dos quadros, do ar e de sangue... Vamos que vamo Ludio!!
RENATA 17/10/2012
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
REVOLTADA 17/10/2012
Eu quero que esse Lúdio perca de lavada por causa desse Silval e seus camaradas!!! Ninguém merece passar em concurso públ e não ser nomeada há 02 anos!!! É um absurdo!!!
Celso "Cuiabano" 17/10/2012
"Jair Santos, Maderson Evilásio (presidente da Juventude petista)"- Desculpe-me, se estiver enganado, mas não é a juventude petista que lançou o documento a favor da maconha e do aborto? Muito estranho essa posição do pessoal "amargurado" com os verdadeiros PETISTAS. Vão tarde!!!!
Celso "Cuiabano" 17/10/2012
Esses "petistas" que se tornaram apoiadores de Pagot, ANTERO, Blairo, Galindo. "Locataques, isto é , Locatelli e Taques e outros santos, que vão em paz!!!!
SAMUEL 17/10/2012
Como é que um grupo que se diz enojado com os "cânceres da política" podem apoiar Mauro Mendes, Chico Galindo, Antero e adjacentes? São xiitas e, por isso mesmo, eterno incoerentes. Lamento pela ex-senaora Serys estar nesse grupo, pois eu ainda acreditava que ela não era do tipo que vendia a alma para o inimigo.
Eliane Souza 17/10/2012
“A verdadeira militância do PT está com o Ludio, isso é certo e verdadeiro, pq existe pessoas sinceras e comprometidas com o partido com o pensamento de mudança, essa minoria aí que sempre se posicionou assim já vai tarde.Não fará a diferença porque são pessoas que estavam só esperando realmente um momento para se venderem para o MM. Somos Ludio somos PT somos mais por Cuiabá...
Celso "Cuiabano" 17/10/2012
Esses "petistas" que se tornaram apoiadores de Pagot, ANTERO, Blairo, Galindo. "Locataques, isto é , Locatel e Taques e outros pelegos, que vão em paz!!!!
Geremias dos Santos 17/10/2012
Estão fazendo jogo de cena já que estão na campanha do Mauro Mendes desde o 1º turno. Seria defecados naturalmente do partido já que foram visto distribuindo material de campanha do Mauro Mendes na feira do Jardim Industriário. Vá com Deus e segure bem firme na mala preta do Mauro! Já devolveram os cargos que ocupam no governo federal desde 2003?
10 comentários