A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) classificou como desrespeitosas e ofensivas as declarações do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, que chamou o ensino oferecido pela instituição de “uma bosta” durante coletiva na Câmara de Cuiabá nesta terça-feira (19). Segundo a universidade, os ataques atingem não apenas a comunidade universitária, mas também a sociedade que se beneficia do papel social da UFMT.
"Declarações que desqualificam, de maneira genérica e ofensiva, o trabalho de milhares de docentes, técnicos e estudantes não atingem apenas a comunidade universitária, mas desrespeitam também a sociedade que sustenta e se beneficia do papel social da Universidade. Desrespeitam, sobretudo, os profissionais formados pela UFMT que hoje atuam em todos os setores da vida social — na saúde, na educação, na cultura, na economia, no poder judiciário, na política, no agronegócio e em tantas outras áreas — e que honram, diariamente, a excelência desta instituição", diz trecho da nota pública divulgada pela Universidade.
A instituição ainda reafirmou seu compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, destacando que permanecerá aberta ao diálogo responsável com autoridades constituídas, sempre em defesa do interesse público e do fortalecimento da democracia.
LEIA MAIS: Abilio critica ensino da UFMT e detona método de Paulo Freire; veja vídeo
O comunicado também ressalta o reconhecimento nacional e internacional da UFMT, destacando a excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação, a relevância da produção científica de seus pesquisadores e a atuação de seus egressos em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, economia e poder público.
“A UFMT é patrimônio da sociedade mato-grossense e brasileira e manifesta perplexidade e indignação diante das declarações do Prefeito de Cuiabá”, conclui o texto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.