A Prefeitura de Barra do Garças decretou, nesta segunda-feira (8), estado de emergência em razão do incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra Azul, uma das principais áreas de preservação ambiental do município. O decreto terá validade de 180 dias e autoriza a adoção de medidas emergenciais, como a aquisição de equipamentos, insumos e reforço de equipes, para garantir o controle das chamas, reduzir o impacto do desastre ambiental e iniciar a recuperação dos danos já causados.
A medida foi encaminhada para referendo da Câmara de Vereadores e também comunicada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O decreto ainda será enviado ao Governo Federal, com o objetivo de obter reconhecimento nacional da situação e assegurar mais agilidade na liberação de recursos e no apoio técnico para o enfrentamento do incêndio.
Nos últimos dias, o combate às chamas tem mobilizado equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), do Exército Brasileiro e brigadistas do parque, com apoio de aeronaves de combate a incêndio enviadas pelo Governo do Estado, duas da Defesa Civil e uma do Corpo de Bombeiros. Em solo, militares e brigadistas seguem atuando para tentar impedir o avanço do fogo.
O incêndio no Parque Serra Azul ocorre em meio a um cenário de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes, fatores que dificultam o combate e aumentam o risco de novos focos na região.
LEIA MAIS: Bombeiros instalam sala de situação para combater incêndios no Parque Serra Azul
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.