Amigos, familiares e colegas de redação se reuniram nesta segunda-feira (18) para se despedir do jornalista Anselmo Carvalho Pinto, de 53 anos, falecido no domingo (17), em Cuiabá. No velório, na Capela Jardins - Sala Roseiras, cada roda de conversa se transformava em um espaço de lembranças e homenagens. Era unânime a forma como Anselmo será lembrado: um chefe paciente, um colega gentil, um ser humano que deixou marcas profundas na vida de quem conviveu com ele.
Editor-chefe no site MídiaNews e com passagem marcante por veículos como A Gazeta, Diário de Cuiabá e O Globo, Anselmo foi muito mais que um jornalista exigente. Para muitos, foi um mestre que acreditava nas pessoas, dava segundas chances e transformava o jornalismo em uma escola de vida.
“Um ser fantástico que dava sempre uma segunda chance”. O diretor do MídiaNews, Ramon Monteagudo, destacou o legado deixado por Anselmo. “Uma pessoa ímpar, com inúmeras qualidades. Foi um prazer conviver com ele por tantos anos. Uma das marcas dele era sempre oferecer uma segunda chance. Eu dizia: ‘vamos desligar fulano’. Ele respondia que antes queria conversar, entender o que estava acontecendo. Era um ser fantástico”, recordou Ramon.
A jornalista Rose Medeiros se emocionou ao recordar a primeira pauta recebida de Anselmo no Diário de Cuiabá. “Era minha primeira reportagem, sobre a morte de um trabalhador atingido por descarga elétrica. Ele me explicou com paciência o que eu precisava fazer, com quem falar e como apurar. Quando entreguei, ele me disse que eu tinha informações para 32 linhas. Fiz o texto e, se tivesse me estendido, teria sido manchete. Foi um chefe sensacional, que nunca vou esquecer”, contou entre lágrimas e risos.
A secretária de Comunicação de Várzea Grande, Paola Carlini, também foi repórter de Anselmo. Para ela, o jornalista sabia ser exigente sem perder a serenidade. “Ele cobrava apuração e qualidade, mas sempre com educação, mostrando onde podíamos melhorar. Foi um ser de luz para muitos repórteres. Tive sorte em tê-lo como chefe”, disse.
A jornalista Mariane de Oliveira lembrou os três anos de convivência com Anselmo na redação. “O jornalismo mato-grossense perdeu uma grande referência enquanto pessoa e profissional. Ele tinha sensibilidade para ouvir, ajudar e se colocar no lugar do próximo. Fará muita falta”, afirmou.
RECONHECIMENTO E DESPEDIDA
Durante a manhã, muitas coroas foram expostas na entrada da capela onde passaram pelo velório nomes como o ex-senador e jornalista Antero Paes de Barros, o proprietário do Diário de Cuiabá, Gustavo de Oliveira, além do deputado estadual Cel Assis (União), o senador Wellington Fagundes (PL) e as secretárias de Comunicação do Estado e de Cuiabá, Laice Souza e Ana Karla Costa, respectivamente.
O velório ocorre na Capela Jardins, Sala Roseiras, até às 15h, de onde segue em cortejo para sepultamento às 16h, no Cemitério Parque Bom Jesus.
Anselmo era natural de Rondonópolis e formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Ele comandava a redação do MidiaNews desde fevereiro de 2016. Para todos que reservaram um tempo na despedida, mais que um profissional respeitado, Anselmo Carvalho Pinto deixa como maior legado a generosidade, a paciência e a humanidade com que formou e inspirou gerações de jornalistas em Mato Grosso.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.