A internacionalização do comércio de produtos, serviços e tecnologias de Mato Grosso foi o principal tema dos painéis da GreenFarm 2025, feira realizada no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, que segue até este sábado (20). O evento reuniu representantes de cerca de dez países interessados em parcerias estratégicas com o Estado.
As discussões foram organizadas pela presidente do Instituto Produz e responsável pela internacionalização da feira, Pamera Lima, que destacou a importância de inserir pequenos e médios produtores no mercado global.
Oportunidades na Ásia
O presidente das Câmaras Indonésia-Brasil em Mato Grosso, Allan Batista Camilo, ressaltou as perspectivas de negócios com a Índia, considerada uma das maiores economias emergentes do mundo. Segundo ele, o país asiático tem forte demanda por pulses (sementes de leguminosas secas), segmento no qual Mato Grosso pode expandir sua produção com investimentos em irrigação.
Camilo também destacou a Indonésia, segunda economia que mais cresceu em 2024. Em 2025, seis frigoríficos de Mato Grosso foram habilitados a exportar carne para o país, que já importa soja, fibras e açúcar do estado.
Negócios com África e Caribe
Na quinta-feira (18), representantes da Câmara de Comércio Angola-Brasil apresentaram oportunidades no continente africano, com foco em produtos de pequenos e médios produtores, como mel, pão de queijo, cachaça e licores. A presidente das Câmaras Brasil-Caribe, Ana Cristina Carvalho, reforçou que a internacionalização também pode impulsionar serviços e indústrias de Mato Grosso, desde que haja apoio estruturado ao pequeno produtor e empreendedor.
Mulheres no mercado internacional
Na sexta-feira (19), o evento Fazenda Rosa promoveu o painel Women in Global Market (Mulheres no Mercado Internacional), que destacou a participação feminina na expansão comercial. O debate contou com a presença da Câmara Brasil-China, da Câmara África-Américas e da ministra do Desenvolvimento Econômico da Tanzânia, Fatma Mabrouk Kamis.
No sábado (20), a vice-presidente da Câmara Brasil-China, Márcia Wu, reforçou as oportunidades de parcerias com o país asiático. Já a ministra da Tanzânia destacou o potencial africano em alimentos, bebidas, vestuário, serviços, tecnologia e financiamentos.
Integração global
Para Pamera Lima, os debates mostram que Mato Grosso está preparado para ampliar sua presença no mercado externo. “Eu vou trabalhar incansavelmente para posicionar os pequenos e médios produtores e empresários que têm interesse em expandir seus negócios e inovar com seus produtos e serviços no mercado internacional”, afirmou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.