Segunda-Feira, 01 de Abril de 2019, 16h:04

Tamanho do texto A - A+

Cuiabanos são católicos e devotos de Nossa Senhora Aparecida

Por: JESSICA BACHEGA

SELO3_HIPER

Quem pensa que o padroeiro de Cuiabá, Bom Jesus é o santo de devoção dos cuiabanos se engana. O estudo Alma Cuiabana, desenvolvido pela KGM Pesquisa apontou que Nossa Senhora Aparecida é a escolhida como protetora da maioria dos entrevistados. Nossa Senhora foi eleita padroeira do Brasil em 1930.


 

O levantamento feito também apontou que Cuiabá é composta, na sua maioria, por católicos, acompanhando a tendência brasileira.

Felipe Dana/AP

papa missa

Papa Francisco toca imagem de Nossa Senhora Aparecida é durante missa no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo

Conforme o estudo, logo após Nossa Senhora, citada por 20,3% dos entrevistados, o santo preferido pelos moradores da cidade é São Benedito, com 12,5% dos votos. A crença em Deus e nenhum santo foi mencionada por 11,5% dos ouvidos e apenas uma pessoa citou Imaculada Conceição como alvo de sua devoção. Entre os que não souberam responder estão 39% dos entrevistados.

Religião

No quesito religião, 53,3% dos entrevistados se autodeclaram católicos. Os evangélicos ficam em segundo lugar, com 34% dos ouvidos. Os que não têm religião correspondem a 7,8%.

A KGM pesquisas ouviu 400 pessoas, sendo 211 mulheres e 189 homens. Os entrevistados têm entre 16 e 60 anos, 51% possuem ensino médio completo, 24,5% tem curso superior e 23,8% apenas o ensino fundamental.

Segundo a tabela, 53,8% dos entrevistados nasceram em Cuiabá, 23,3% vieram de outras cidades de Mato Grosso e os demais de outros estados brasileiros.

Além da pesquisa quanto a religiosidade, HiperNotícias irá divulgar outros recortes da pesquisa que trata das preferências dos cuiabanos. Os dados serão publicados no decorrer da semana em que se comemora os 300 anos de Cuiabá.

 

Divulgação

alma cuiabana religiosidade

 

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 2

Leia mais sobre este assunto