O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá emitiu nesta segunda-feira (30) um alerta para reforçar as medidas de prevenção contra o sarampo, diante do avanço da doença na Bolívia. Até o momento, não há casos confirmados de sarampo na capital mato-grossense.
A movimentação de pessoas na fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia preocupa as autoridades de saúde devido ao risco de disseminação de doenças infecciosas. No dia 24 de junho, o governo boliviano declarou Emergência Sanitária Nacional após registrar aumento expressivo de casos de sarampo, até 25 de junho, 63 casos foram confirmados no país, segundo o CIEVS.
Entre os casos bolivianos, destaca-se o de um bebê, registrado em abril, e o de uma pessoa que participou de eventos com grande aglomeração, um deles com mais de 30 mil pessoas de diversas nacionalidades, elevando o risco de propagação.
Em caso de suspeita da doença, a Prefeitura de Cuiabá orienta que a notificação à Vigilância Epidemiológica seja feita em até 24 horas e recomenda o isolamento do paciente para evitar transmissão.
PREVENÇÃO
Na vacinação, a Tríplice Viral ou Tetra Viral está disponível nas unidades de saúde para pessoas de 12 meses a 59 anos. São recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose dos 30 aos 59 anos para não vacinados.
A higiene, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente antes e depois de tocar olhos, boca ou nariz; após tossir, espirrar, usar o banheiro ou cumprimentar alguém; antes das refeições; e ao chegar em casa ou em locais de convívio social.
Em ambientes ventilados, manter janelas abertas e garantir circulação de ar.
Orientação para viajantes e quem apresentar sintomas deve buscar atendimento médico imediatamente, informando o roteiro de viagem e evitando contato com outras pessoas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.