A China, maior importador de carne de frango do Brasil, suspendeu temporariamente as compras do produto por um período de 60 dias. A decisão foi tomada após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país, localizada no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Segundo o ministro, a suspensão segue um protocolo sanitário previamente acordado entre os dois países, que prevê o embargo temporário em situações como essa. “É uma medida automática, conforme estabelecido em acordos internacionais”, explicou Fávaro durante entrevista coletiva.
Além da China, outros mercados importantes como a Coreia do Sul e a União Europeia também adotam o mesmo protocolo de embargo por 60 dias. No entanto, até o momento, o governo brasileiro ainda não recebeu notificações oficiais dessas regiões. Apesar da suspensão, o Ministério da Agricultura reforçou que o consumo de frango e ovos no Brasil segue seguro. “A população pode continuar consumindo com tranquilidade.
A carne de frango brasileira tem certificado de qualidade emitido pelo Ministério da Agricultura”, afirmou Fávaro. O Brasil é atualmente o maior exportador de carne de frango do mundo e o terceiro maior produtor. Após a China, os principais compradores do produto brasileiro são os Emirados Árabes Unidos e o Japão, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Fávaro destacou ainda que o Brasil possui acordos específicos com alguns países para que, em casos de detecção de gripe aviária, a suspensão das exportações seja restrita apenas ao estado afetado, e não ao país como um todo. É o caso do Japão, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Argentina e Arábia Saudita. “Já a China e a Comunidade Europeia adotam a suspensão total das importações de todo o território brasileiro por precaução”, explicou o ministro.
LEIA MAIS: Fávaro confirma caso de gripe aviária no RS e prevê controle em até 28 dias
LEIA MAIS: Famato diz que gripe aviária não representa risco ao consumo de frango ou ovos
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.