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Especial Terça-feira, 19 de Março de 2013, 10:13 - A | A

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Terça-feira, 19 de Março de 2013, 10h:13 - A | A

ROTA DE ESCOAMENTO

Federalização de rodovia permitirá que porto na região de Cáceres auxilie na exportação

Secretário de Transporte e Logística entende que o Porto Santo Antônio das Lendas, no médio e longo prazos, tende a desafogar a ferrovia Senador Vicente Vuolo, que liga MT ao Sudeste

RONALDO PACHECO


Em menos de 24 meses, aproximadamente 10% até 15% da safra de grãos de Mato Grosso estará em condições de ser escoada através do Porto Fluvial de Morrinhos, em Cáceres, pela Hidrovia Paraguai-Paraná, para chegar à Nueva Palmira (Uruguai), no rio Apa, para exportação, em trecho de 3.400 Km.

A projeção é do secretário Francisco Vuolo, de Transportes e Logística Multimodal, ao assegurar que, após a federalização de rodovia estadual que contorna o rio Paraguai na região de Cáceres, o próximo passo é a pavimentação mais de 70 quilômetros da BR-174 desde a Ponte Marechal Rondon, sobre o rio Paraguai, no município, até chegar ao Porto Santo Antônio das Lendas, mais conhecido como "Porto de Morrinhos".

Hugo Dias/HiperNotícias

Secretário Francisco Vuolo defende integração modal entre rodovia na região de Cáceres e a Hidrovia Paraguai-Paraná

Vuolo destaca que o projeto vai beneficiar toda a região, porque a estrada faz a ligação entre o sistema de transporte rodoviário com a hidrovia do rio Paraguai. O Departamento Nacional de Infrestrutura de Transportes (Dnit) assumiu a BR-174.

Além disso, quando o porto estiver em operação, segundo Vuolo, será consolidada a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres, que até hoje não rendeu os dividendos esperados justamente porque o porto não está em funcionamento.

O secretário de Transporte e Logística entende que o Porto Santo Antônio das Lendas, no médio e longo prazos, tende a desafogar a ferrovia Senador Vicente Vuolo, que atualmente é a principal via de exportação, porque liga o sul de Mato Grosso aos principais portos de exportação de commodities do país – Santos (SP) e Paranaguá (PR).

SAFRA DO ESTADO

Mayke Toscano/Hipernoticias

Presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, afirma que modal é importante, mas não resolve totalmente demanda do setor

Neste ano, por exemplo, a supersafra de quase 43,5 milhões de grãos, sendo mais de 55% soja. E, pelos trilhos da América Latina Logística (ALL), saíram mais de 15 milhões de toneladas de soja.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Carlos Fávaro, este novo modelo, mesmo reforçado, ainda fica longe do ideal que é justamente baratear o frete. Por isso, o Porto de Morrinhos, em Cáceres, é considerado indispensável.

Mesmo com a ferrovia em operação, o maior centro produtor de grãos no Estado, o médio norte, necessita de caminhões para retirar a produção das fazendas e levar até Alto Araguaia, base da ferrovia, um trecho de quase 700 quilômetros.

Álbum de fotos

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Marcos Vergueiro/Secom-MT

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ELEITOR 19/03/2013

A ZPE NÃO SAI DE ONDE ESTÁ POEQUE TEM UM LACERDA ADMINISTRANDO (EITA GENTE INOPERANTE), ESTAS PESSOAS SÃO O "CALO" DE CÁCERES O DIA QUE CÁCERES SE LIVRAR DOS LACERDAS E FONTES DA VIDA, TENHO CERTEZA QUE IREMOS PARA FRENTE, ENQUANTO ISSO VAMOS PADECENDO.

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