Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 11h:02

Tamanho do texto A - A+

Mais de 13 toneladas de peixes são mortos por causa de Usina no Rio Teles Pires

Por: DA REDAÇÃO

O programa “SBT Comunidade” (SBT canal 5) traz uma reportagem sobre a mortalidade de peixes no Rio Teles Pires, na cidade de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). Na atração, será exibida entrevistas de pescadores da região, que afirmam que as mortes dos animais ocorrem após a instalação da Usina Hidrelétrica da cidade. O programa vai ao ar às 11h, desta terça-feira (12).

 

Reprodução

peixe morto

 

Também será transmitida ao vivo a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na qual é discutido o dano causado pela Usina à fauna do rio. Os pescadores dizem que os trabalhos realizados na usina são a causa da morte do pescado.

 

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) ingressou com ação civil pública com pedido liminar requerendo que seja suspenso o enchimento do reservatório da usina e o fechamento imediato do Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Colíder. Eles pretendem evitar que continue ocorrendo mortandade dos animais.

 

A ação foi proposta no sábado, durante o plantão. Nesta segunda-feira (11), o Poder Judiciário reconheceu a gravidade da situação e estabeleceu o prazo de 24h para que o Estado de Mato Grosso se pronuncie. "Entendo que diante de veementes indícios de catástrofe de imensas proporções com danos irreversíveis ao meio ambiente, com a mortandade de incontáveis espécies de peixes que habitam o Rio Teles Pires", diz a decisão.

 

A Companhia Energética de Sinop também deverá ser notificada a cessar o enchimento do reservatório e aumentar gradativamente a vazão a jusante para esvaziamento parcial e retirada significativa do material vegetal que está submerso.

 

Relatórios técnicos comprovam a mortandade de peixes. Até o momento, segundo informado pelo próprio empreendedor, aproximadamente 4,5 toneladas foram recolhidas e descartadas em valas sanitárias. Peritos do MP e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) contabilizam mortes de 13 toneladas até sexta feira.

 

Veja vídeo

">

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei