O presidente ucraniano Volodmir Zelenski, publicou no X que a Rússia disparou mais de 300 drones, junto com mais de 30 mísseis de cruzeiro.
"Uma pessoa morreu quando as forças russas atacaram a cidade portuária de Odessa, sobre o Mar Negro, com mais de 20 drones e um míssil", afirmou no Telegram o prefeito da cidade, Hennadii Trukhanov, enquanto cinco pessoas foram resgatadas quando ocorreu um incêndio em um edifício residencial de grande altura.
Segundo Zelenski, outras seis pessoas ficaram feridas no ataque a Odessa, incluindo um menino, e a infraestrutura na região nordeste de Sumy foi danificada criticamente.
O presidente ucraniano também agradeceu aos líderes internacionais "que entendem o quão importante é implementar rapidamente nossos acordos", destinados a melhorar as capacidades de defesa da Ucrânia, incluindo a produção conjunta de armas, a fabricação de drones e o fornecimento de sistemas de defesa aérea.
A Rússia tem intensificado seus ataques de longo alcance nas cidades ucranianas. Agora, muitas vezes golpeia a Ucrânia com mais drones em uma única noite do que havia feito durante alguns meses inteiros de 2024, e os analistas avaliam que a tendência seguirá. Em 8 de julho, a Rússia lançou mais de 700 drones, um recorde.
O Ministério de Defesa da Rússia informou que derrubou 71 drones ucranianos durante a noite de sábado. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, afirmou que 13 drones foram derrubados quando se aproximavam da capital russa.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.