HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 31 de Outubro de 2017, 11h:09

Blairo Maggi assegura pagamento de R$ 140 milhões da Conab ao Estado

FELIPE LEONEL

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, assegurou R$ 140 milhões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que o Estado de Mato Grosso tem direito. A decisão ocorreu após uma reunião entre o governador Pedro Taques (PSDB) e o ministro Maggi, em Brasília, na sede do Mapa. O presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra, também participou do encontro. 

 

Alan Cosme/HiperNoticias

max russi

 Secretário-chefe da Casa Civil Max Russi

"A reunião foi sobre uma dívida antiga da Conab e a possibilidade do pagamento. Nós tínhamos um problema na questão orçamentária, o ministro Maggi encaminhou, ajudou a resolver esse problema. Isso foi encaminhado para o pagamento", declarou o secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, em entrevista à Rádio Capital FM. 

 

Ainda de acordo com Russi, o pagamento até o dia 10 de novembro. "Com esse recurso a gente terá a condição de honrar nossos compromissos com os servidores e também a questão dos outros pagamentos", completou o secretário, acrescentando a necessidade da Conab aderir ao Refis (mecanismo se destina a regularizar créditos da União decorrentes de débitos relativos a tributos e contribuições). 

 

Segundo o secretário, o pagamento depende "só do dinheiro", pois a questão orçamentária já foi resolvida e era a situação mais difícil. Somado a isso, falta um parecer da Advocacia Geral da União (AGU) para inclusão da Conab ao Refis e a consequente liberação de verba. Caso o dinheiro chegue antes do dia 10, o governo pretende regularizar a folha de pagamento e na Saúde.

 

"O governador falou situação financeira do Estado. Nós precisamos desse dinheiro para poder honrar os compromissos que a gente tem com fornecedores, servidores, com a Saúde, enfim, todos esses compromissos e a entrada do dinheiro da Conab e do FEX são fundamentais", concluiu o gestor.