HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019, 17h:22

Digital influencer morre sob suspeita de contaminação por "doença de pombo"

KHAYO RIBEIRO

O digital influencer Marcos Vinícius da Silva Barros, 22 anos, morreu nesta segunda-feira (21) no Hospital Regional de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) sob suspeita de contaminação por toxoplasmose, doença transmitida por bactéria presente em pombos.

Reprodução

Marcos Vinícius da Silva

 Digital influencer e vendedor, Marcos Vinícius da Silva Barros, 22 anos

Conforme o portal G1 Mato Grosso, o jovem teria dado entrada no hospital na quarta-feira (16) e, na sexta-feira (18), foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instalação médica.

Relatos de familiares apontam que Marcos Vinicíus havia passado mal diversas vezes nos últimos cinco meses. Contudo, somente nesta última semana, ao procurar um médico infectologista, o jovem teria sido diagnosticado com toxoplasmose.

Ao HNT/HiperNotícias, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a morte de Marcos Vinícius não se deu por conta de toxoplasmose. Porém, seguindo determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), a pasta não pode comunicar demais informações sobre o caso.

No Instagram, rede social na qual o jovem tem expressivo número de seguidores, um grupo de amigos prestam as últimas homenagens a Marcos Vinícius da Silva Barros (@marcossbarros8)

Toxoplasmose

Conforme o Ministério da Saúde, a toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado em fezes de animais, podendo se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo o mundo.

Em 2018, a família de um funcionário dos Correios recorreu para receber uma indenização de R$ 200 mil pela morte de Celso Luiz Gomes, 47 anos, provocada por neurocriptococose – popularmente conhecida como “doença do pombo”.

À época, o funcionário morreu após trabalhar em um setor infestado de pombos. A neurocriptococose é uma das doenças transmitidas pelos pombos além da toxoplasmose, salmonelose, encefalite e outras.