HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019, 14h:49

O valor de cada um

DUMARA VOLPATO

Divulgação

Dumara Volpato


Você já descobriu o seu valor? Por que percebemos em algumas pessoas algo extraordinário? O que as tornam tão especiais?

Todos nós somos pessoas comuns, de famílias comuns, com experiências comuns, possuímos histórias que se repetem no desenhar do tempo. Todos sofremos com tristezas ou nos alegramos com momentos de felicidade. Enfim, homem , mulher, ambos seres humanos em busca de desenvolvimento que vieram a este mundo por um pai e uma mãe. Uns chegam de uma forma mais lúdica, uns de uma maneira mais dramática, todos fazendo parte dessa roda da Vida. Então, o que de fato nos torna únicos, que nos traz apreço, valor ? Sobre esse assunto que conversaremos hoje . 

Aquilo que é especial se traduz em algo particular, exclusivo e, baseado nesse conceito, podemos afirmar que cada um de nós também é especial.

Ainda que cheguemos à Vida da mesma forma, através de nosso pai e nossa mãe, o que nos torna únicos e por isso especiais é a nossa experiência, toda nossa existência nessa Terra, desde a nossa concepção, nascimento até a nossa morte. Esse valor que cada um possui vem através da história  de nossos pais, de nossa família, das suas vivências e suas crenças.

Então, como podemos encontrar nosso valor e ter mais firmeza e sustentação na Vida? Praticando o autoconhecimento, buscando aprender mais a respeito da nossa história, nos alinhando com todos os fatos que ocorreram em nosso passado e no passado de nossos ancestrais, sendo eles de dor ou alegria, difíceis ou simples, aceitar cada decisão tomada, cada escolha que foi feita para que aqui pudéssemos chegar. Digo isso repetidamente em vários artigos, pois se trata de um passo fundamental para o nosso crescimento e fortalecimento.

A natureza nos ensina que as grandes e frondosas árvores encontram sustentação e firmeza em suas raízes e essas raízes podemos entender como nossos pais e ancestrais. Quando acolhemos com amor em nosso coração a nossa história estamos reverenciando toda uma sucessão de movimentos, acontecimentos que a Vida nos proporcionou, entramos em seu fluxo sem julgamentos e expectativas. Nos ordenamos com nossa linhagem, abrimos uma porta para que nosso valor se apresente ao outro e ao mesmo tempo passamos a enxergar o valor do outro, aumentamos nossa compreensão para com ele, entendemos e respeitamos o nosso tempo e o tempo do outro. 

Passo a receber de bom grado aquilo que tens a me oferecer, me mantenho em meu espaço e te respeito em seu espaço. Sinto que somos iguais em nossas diferenças, cada qual com sua história, seu tempo e seu destino. Isso nos une e nos movimenta juntos, cada qual no seu caminho, aprendo com aquilo que é especial em você e então passo a ter mais valor do que antes. 

Bert Hellinger ensina “(...) Tomo o que você me oferece. Me enriqueço através do que é importante e valioso para você. Então sou mais do que era antes.”

(*) DUMARA VOLPATO é advogada e Terapeuta em Constelação Familiar com Curso em Hellinger Sciencia pelo Instituto Hellinger do Brasil; Formação em Constelação Familiar pelo Instituto CreSer de Campo Grande – MS; Curso de Aprofundamento em Novas Constelações e Curso de Análise Transacional pelo Instituto de Constelações Familiares Brigitte Champetier; e Praticante Profissional de Cura Reconectiva e Reconexão, pelo The Reconection, Califórnia – EUA, e escreve para HiperNoticias às quintas-feiras. E-mail: [email protected]