HiperNotícias - Você bem informado

Sexta-feira, 05 de Abril de 2019, 08h:00

"Paus rodados" são trabalhadores e contribuíram para crescimento da cidade, aponta pesquisa

JESSICA BACHEGA

SELO1_HIPER

Com a expansão agrícola de Mato Grosso, ainda nos anos 1970, muitos migrantes vieram para Cuiabá em busca de novas oportunidades. Os chamados “paus rodados” contribuíram muito para o desenvolvimento da cidade, como aponta o levantamento Alma Cuiabana, feito pela KGM Pesquisas.

Djalma Ribeiro / Drone Cuiabá

Cuiabá na visão do Drone

 

O empenho no trabalho é citado como maior qualidade de quem veio para a cidade e o egoísmo como defeito.

Conforme o estudo, 71,3% dos entrevistados reconheceram a ajuda dos forasteiros para a evolução de Cuiabá. Já 13,3% não acredita na contribuição.

Para os entrevistados, 40% dos ouvidos, os imigrantes são “trabalhadores”. Já para 10,3%, o bom humor é o principal traço dos “paus rodados”. A luta pelos direitos é apontada por 10% do público e 8% citam a honestidade como principal qualidade.

Quando questionados sobre o defeito, 12% dos ouvidos citam o egoísmo. Outros 9,8% apontam a falta de respeito como problema de quem vem para  a Capital. Em seguida, está a falsidade, com 6,8% e o mau humor com 4,3%.

A KGM pesquisas ouviu 400 pessoas, sendo 211 mulheres e 189 homens. Os entrevistados têm entre 16 e 60 anos, 51% possuem ensino médio completo, 24,5% tem curso superior e 23,8% apenas o ensino fundamental.

Segundo a tabela, 53,8% dos entrevistados nasceram em Cuiabá, 23,3% vieram de outras cidades de Mato Grosso e os demais de outros estados brasileiros.

Além desta pesquisa, o HiperNotícias irá divulgar outros recortes da pesquisa que trata das preferências dos cuiabanos. Os dados serão publicados no decorrer da semana em que se comemora os 300 anos de Cuiabá.