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Empreendedor Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, 11:00 - A | A

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Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, 11h:00 - A | A

MODERNIDADE

Técnicas da gestão que podem ser aplicadas em escritórios de advocacia

REDAÇÃO

Os recursos humanos são chave de sucesso de escritórios de advocacia, por isso demandam técnicas de gestão de pessoas e soluções tecnológicas para obter os melhores resultados.

Reprodução

Escritório de advocacia

 Foto ilustrativa

O caráter técnico do trabalho desenvolvido em escritórios de advocacia pode levar à falsa impressão de que o aspecto humano tem menos relevância para o sucesso deste tipo de negócio. Mas é impossível mantê-lo operando sem a atuação de pessoas.

Uma fábrica de carros e até um comércio tem a possibilidade de funcionar com praticamente nenhum funcionário. Já um escritório de advocacia, mesmo com os avanços tecnológicos, não conseguirá êxito prescindindo de advogados.

Por esse e outros motivos, a gestão de pessoas é uma atividade que não pode ser ignorada na advocacia. Escritórios devem adotar técnicas de liderança e ferramentas modernas que auxiliem no gerenciamento, como o software jurídico, para garantir resultados frente a um mercado cada vez mais concorrido. Algumas estratégias básicas fazem toda a diferença.

Liderança de equipes

A liderança, em si, não é uma técnica. Porém, existem vários métodos para liderar mantendo a coesão da equipe em torno dos objetivos do negócio. Um exemplo importante é definir a visão de futuro da empresa. Isso ajuda a orientar e manter os colaboradores motivados nos momentos mais difíceis.

A visão pode ser qualquer objetivo ambicioso de longo prazo, como tornar o escritório referência em uma área específica do Direito, um dos maiores do país, ou mesmo abrir filiais em todos os continentes. Seja o que for, é preciso desenhar uma imagem clara do que se pretende atingir para a equipe e mostrar a estratégia que definirá os passos para que se chegue ao resultado esperado.

Atração e retenção de talentos

Uma das técnicas de gestão para atrair e reter talentos é a criação de um plano de carreira. O procedimento formaliza o caminho que o colaborador pode percorrer dentro do escritório de advocacia: aponta a sequência de cargos e funções possíveis de serem galgados; os critérios de promoção de cada degrau; e os benefícios e responsabilidades correspondentes aos respectivos estágios da trajetória.

Desenvolver um plano de carreira é uma técnica eficiente para atrair e reter talentos. Cada vez mais, profissionais não se contentam com a mera estabilidade e desejam dedicar seus esforços, experiência e conhecimento onde poderão crescer, se desenvolver. Os melhores advogados escolhem onde querem trabalhar com base na expectativa de crescimento que cada escritório oferece.

Administração de conflitos

É natural haver conflitos entre advogados nos escritórios de advocacia. De maneira geral, as discordâncias surgem porque o próprio objeto do Direito – as leis e as relações humanas que regulamentam – é complexo. Em qualquer equipe existirão posições divergentes, o que pode levar a debates acalorados.

Também é possível ocorrerem atritos devido ao andamento das atividades, quando alguém esquece de cumprir certa tarefa que, na sequência, impactará a responsabilidade de outro, por exemplo.

A administração de conflitos deve buscar sempre manter os debates em no âmbito positivo: da troca de ideias, e, quando possível, da busca colaborativa por soluções e melhorias. Uma técnica eficiente nesses casos é o diálogo mediado integrativo, no qual os membros envolvidos no conflito dialogam para expor sua visão da situação a um terceiro, que é o líder. Em um contexto conciliador, as narrativas são aproximadas com o objetivo de promover a compreensão e chegar a pontos comuns.  

Gestão de tarefas moderna

Para exercer uma gestão direcionada a atingir resultados, é necessário buscar ferramentas modernas de gerenciamento, que permitam otimizar o tempo da equipe e destaquem o papel do líder na sistematização das demandas do escritório.

Um software para advogados o faz muito mais do que organizar as informações e atribuições dos processos e clientes. Também permite criar um registro centralizado do trabalho desenvolvido por cada profissional, delegar tarefas de maneira simples, e automatizar atividades, permitindo que os advogados dediquem esforços a outras, mais importantes.

Com os recursos do sistema, é fácil identificar se um colaborador está mais sobrecarregado do que outros, ou se alguém está descumprindo prazos com frequência. Assim, é possível prever problemas e tomar decisões técnicas e de gestão de pessoas com mais embasamento.

 

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