Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2019, 15h:02

Tamanho do texto A - A+

Nelore na Brasa terá 3 toneladas de carne em 20 estações

Evento promove agenda do setor da pecuária em Cuiabá no mês de outubro e deve reunir mais de 3 mil pessoas, no Parque de Exposições. Haverá festival gourmet e show sertanejo e pop rock regional

Por: REDAÇÃO

O setor da pecuária de Mato Grosso realizará pela primeira vez o festival gastronômico Nelore na Brasa no sábado (19), onde servirá 3 toneladas de carnes gourmet, distribuídas em 20 estações, com 120 mestres churrasqueiros. O evento será ‘open bar’ e ‘open food’, a partir das 12h, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

Assessoria

Breno Molina nelore na brasa

Conforme o presidente da Associação dos Criadores Nelore (ACNMT – Nelore MT), Breno Molina, estarão disponíveis aos participantes 35 cortes especiais, entre eles: bife ancho, carne de sol bovina, t-bone, maminha, costela pantaneira, beef de chorizo, steak de alcatra, chuck beef com osso, preparados na parrilla, fogo de chão, pitmaster e churrasqueira. Também haverá show sertanejo e pop rock regional.

“A proposta é reforçar a marca da carne Nelore no Estado, porque somos o maior rebanho do país, com mais de 30 milhões de animais, sendo mais de 80% nelore ou anelorado. A população precisa saber que oferecemos carne de qualidade, macia e ainda com um diferencial importante, nosso rebanho é criado a pasto, o que torna a carne muito mais saborosa”, frisa o pecuarista.

Popular pela rusticidade, adaptabilidade, habilidade materna e resistência, a raça Nelore vem buscando modernização das técnicas para obter cada vez mais rentabilidade e lucratividade ao produtor e também qualidade do produto. Em Mato Grosso, já existem inúmeros pecuaristas investindo em pesquisas, novas tecnologias e manejo diferenciado; e eles vêm obtendo bons resultados.

“O Nelore gourmet é uma realidade para vários produtores do Estado que, a partir de ferramentas de avaliação da qualidade de carcaça, descobriram, por exemplo, que uma média de 3 a 5% dos animais do rebanho apresentam bons números de marmoreio (gordura entremeada no músculo da carne). Isso em condições naturais de manejo”.

Molina explica que, de acordo com o senso comum, o gado Nelore, que é mais rústico, não possuiria característica genética que confere maciez extra à carne. Por isso, a Associação Nelore MT vem participando de diversas iniciativas que desmistificam esse conceito e incentivando os produtores a investir nas novas técnicas, porque é uma garantia de sobrevivência em um mercado mais competitivo e exigente.

O programa nacional Nelore Natural e Circuito Nelore, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores Nelore (ABCN), tem trazido resultados muito positivos e que mostraram em alguns animais índices de marmoreio próximos às raças angus (entre 3 e 3.5) e wagyu (4 a 6.0 no Brasil/ 6 a 10 no Japão). A ideia do evento Nelore na Brasa é aproximar o público, para que conheça na prática os avanços implementados pelos criadores.

“Por ser uma raça zebuína, o Nelore tem a característica de armazenar a gordura no cupim (sobre as costas). Diferentemente das raças europeias que não possui o cupim e armazena a gordura dentro da sua carne, o que chamamos de gordura entremeada ou marmoreio. Isso significa que o consumidor tem a opção de comer ou não a gordura em um corte, tornando carne mais saudável, por exemplo”.

A proposta da Associação Nelore MT não é de competir com as outras raças e sim melhorar continuamente a qualidade da carne, que possui um tradicional ‘sabor do campo’, e com isso oferecer mais uma boa opção premium ao consumidor nas gôndolas dos supermercados do Brasil e do mundo.

Pecuária em números

Se Mato Grosso fosse considerado um país, em um ranking comparativo, ficaria em 6º lugar no mundo, atrás da Argentina – que possui 53 milhões de rebanho, e à frente da Austrália – 28 milhões animais. O setor compreende mais de 100 mil produtores, dos quais cerca de 80% com até 290 cabeças. Breno Molina reforça que mesmo em um cenário de crise estadual e nacional, é prioridade incentivar a implementação de novas tecnologias de manejo e genética pelos produtores. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da pecuária de corte”.

Como participar

Para participar ou ser expositor nos eventos da pecuária, você pode entrar em contato: (65) 3054-0304/ (65) 98104-0311/ (65) 98147-3309. Os ingressos do Nelore na Brasa já estão à venda na Casa de Festas, no stand Nelore na Brasa do Pantanal Shopping, na Prime Eventos, na Boi Grill Churrascaria ou pelo site www.takimeuingresso.com.

Serviço

Evento: Nelore na Brasa

Data: 19/10 (sábado)

Horário: a partir das 12h

Local: Espaço de eventos no Parque de Exposições de Cuiabá, Av. Beira Rio, bairro Dom Aquino.

Credito: Reproduçaõ
Credito:
Credito: assessoria
Credito: assessoria
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas