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Copa Pantanal Terça-feira, 10 de Maio de 2011, 18:30 - A | A

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Terça-feira, 10 de Maio de 2011, 18h:30 - A | A

LICITAÇÃO

Vinte empresas disputam R$ 357 milhões das obras de mobilidade em Cuiabá e Várzea Grande

Sessão de recepção dos envelopes ocorreu na manhã desta terça-feira na sede do DNIT, em Brasília. Resultado sai em cerca de 30 dias, e obras podem começar em 60

DA EDITORIA

 

Mayke Toscano/Hipernotícias
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) recebeu nesta terça (10) 20 propostas de empresas e consórcios interessados nas obras de mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande voltadas para a copa de 2014 em Mato Grosso. A sessão de recepção dos envelopes ocorreu às 09h00, em Brasília. Ao todo, os cinco lotes de obras somam investimentos de R$ 357 milhões, que vão resultar na maior intervenção em infra-estrutura nas duas cidades nos últimos anos.

“Esse foi o segundo passo para a contratação das obras, dentro do cronograma que o DNIT traçou desde o ano passado. O primeiro foi o lançamento do edital, no dia 30 de março. Agora, esperamos que sejam anunciados os vencedores até junho, para que as obras sejam efetivamente iniciadas logo no início do segundo semestre”, afirmou o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, ao confirmar para Hipernoticias a sessão de recepção dos envelopes realizada nesta terça.

Das 20 propostas apresentadas, nove são de consórcios de empresas.

De acordo com Brito, o andamento destas obras vem sendo bastante célere, “graças ao comprometimento tanto da superintendência d DNIT em Mato Grosso, como da presidência do órgão em Brasília”.

AS OBRAS

Ao todo, no pacote de obras que está sendo licitado pelo DNIT estão previstos oito viadutos, seis trincheiras, duas pontes e alargamentos de pistas, que vão contemplar as avenidas Fernando Correa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e da FEB, em Várzea Grande, todas utilizadas por rodovias federais no seu perímetro urbano.

As obras de viaduto, bem como as trincheiras (que são passagens subterrâneas) atenderão os trechos urbanos das rodovias federais 163, 364 e 070.

A ponte que está sendo licitada será erguida como uma nova alternativa de ligação entre a região Sul de Cuiabá (Grande Coxipó) com o centro da cidade, umas das rotas de trânsito mais estranguladas na atualidade.

Já o viaduto de Várzea Grande será construído no entroncamento da Avenida da FEB com a Avenida 31 de Março, na região hoje conhecida como Posto Zero, próxima ao aeroporto Marechal Rondon.

LICITAÇÃO

A licitação ocorre na modalidade de concorrência pública, pelos critérios de técnica e preço. A primeira fase da comissão de licitação do DNIT agora é abrir os envelopes com os documentos das empresas, que deverão comprovar sua habilitação para contratar com o poder público. Em seguida, serão abertos os envelopes contendo as propostas de preço das empresas que não forem desabilitadas por falta dos documentos exigidos. Não havendo recursos judiciais, esse processo é concluído em 30 dias.

APRESENTAÇÃO

A diretoria da Agência se reúne nesta quarta-feira (11.05), às 10 horas, com lideranças comunitárias e moradores do Coxipó para apresentar as obras de mobilidade urbana previstas para aquela região. O evento será realizado na sede da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam), localizada no Jardim das Palmeiras, conforme informações da Secretaria de Comunicação.

ATUALIZADA ÀS 19H10.

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