Sexta-Feira, 17 de Maio de 2019, 13h:00

Tamanho do texto A - A+

Voluntários realizam ação de limpeza no entorno da Arena Pantanal neste sábado

Por: THAYLLA MAIZA

Voluntários irão se reunir na manhã deste sábado (18/05), às 8 horas, para uma ação de limpeza no entorno da Arena Pantanal. Conforme os organizadores, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) não estaria recolhendo o lixo jogado pelas pessoas que frequentam o local para a prática de atividades físicas ou durante eventos realizados naquela área. A Secel informou que havia uma parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que foi interrompida por conta da limpeza feita na cidade para os eventos do Cuiabá 300 anos.

Reprodu??o

acao de limpeza

 

Um dos parceiros da ação é o Teoria Verde, cujo projeto foi iniciado em  Cuiabá em 2016 pelo publicitário Jean Peliciari. Ele explicou que o Teoria Verde atua na mobilização de voluntários que fazem a coleta do lixo descartado de forma incorreta. "Já foram realizadas mais de 74 ações, com a retirada de mais de 320 toneladas de lixos, trabalho este que envolveu a  participação de cerca de 10 mil voluntários", disse o diretor do projeto. 

O Teoria Verde também realiza um trabalho de educação ambiental nas escolas cuiabanas e mais de 14 mil crianças e adolescentes já foram alcançadas pela ação.

‘’Queremos chamar atenção para a quantidade de lixo em torno da Arena, que é descartado de forma imprópria pelas pessoas que todos os dias passam por ali’’ diz Jean Peliciari. A ação que será realizada neste sábado, inclui também o plantio de árvores em torno da Arena Pantanal. 

A concentração dos voluntários, estimados entre 100 e 150 pessoas, irá ocorrer próximo às rampas de skate. Cada voluntário irá receber luvas e sacos para a retirada do lixo, e a recomendação é que cada um deve levar sua garrafa de água ou copo.

Também são parceiros na ação o Instituto Lixo Zero Brasil, Ecodescarte, Cuiabá de Antigamente, Lebrinha, Paz e Bem, Pacto pelo Pantanal, Dia Mundial de Limpeza e Verde Novo.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei