Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 11h:28

Tamanho do texto A - A+

Previsão do tempo aponta 90% de chances de chuva em Cuiabá nesta semana

Por: KHAYO RIBEIRO

O portal de previsão climática Clima Tempo anunciou que há 90% de chances de chover em Cuiabá nos próximos dias. As precipitações podem ocorrer a partir de quinta-feira (18) e seguem até o final de semana.

Kaue Carvalho

tempo fechado

 Vista aérea de Cuiabá

As chuvas previstas pelo instituto de previsão do tempo, contudo, apresentam baixo índice volumétrico. O volume de chuva previsto para os próximos dias varia entre cinco e oito milímetros. Isto significa, por exemplo, que a cada 1 mm de precipitação, um litro de água será distribuído por metro de área.

Por conta do baixo volume, a precipitação dos próximos dias deve ser enquadrada como uma chuva virga – termo que significa a ocorrência de uma chuva “fantasma” ou, ainda, “invisível”.

Neste tipo de situação, as condições meteorológicas de altas temperaturas associadas à baixa umidade fazem com que as nuvens carregadas se precipitem sem que a água toque o chão. Isto é, a chuva evapora antes mesmo de chegar ao solo.

O boletim meteorológico do Clima Tempo é um dos levantamentos possíveis para acompanhar a probabilidade de chuvas. Contudo, ele não é o único disponível, uma vez que o Instituto Nacional de Pesquisa Aeroespacial (INPE) possui um instituto próprio com a mesma finalidade, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Levando em consideração os dados do CPTEC, as chances de chuva em Cuiabá para os próximos dias continuam estacionadas na casa dos 5%.

Avalie esta matéria: Gostei +9 | Não gostei - 11