Domingo, 24 de Setembro de 2017, 17h:12

Tamanho do texto A - A+

ONG seleciona mato-grossense para desenvolver intercâmbio com tudo pago

Por: CAMILLA ZENI

Já  imaginou vivenciar a cultura de outros países e desenvolver um idioma ao mesmo tempo em que ajuda uma comunidade e sem ter que pagar nada por isso? Esta é a oportunidade oferecida pelo escritório de Cuiabá da AIESEC. A entidade, uma organização não governamental que desenvolve liderança jovem por meio de intercâmbios, está com processo seletivo aberto para encontrar o mato-grossense que será o felizardo. As inscrições estão abertas até às 12h da próxima sexta-feira (29) e devem ser feitas exclusivamente via internet. 

 

Divulgação/AIESEC em Cuiabá

AIESEC em Cuiaba

 Escritório da entidade existe em Cuiabá há mais de quatro anos

A iniciativa lançada pela entidade foi nomeada de Impacto Global. Conforme os organizadores, o objetivo do projeto é que o intercambista, ao retornar para sua cidade, possa aplicar o conhecimento adquirido com a experiência na comunidade em que vive. "A AIESEC espera que o jovem aplique as habilidades aprendidas e desenvolvidas em alguma atividade de responsabilidade social em seu município, transformando o estado mato-grossense e construindo um futuro mais digno", destacou a presidente do Comitê Organizador do processo seletivo, Izadora Taques.

 

Para participar, o jovem interessado deve cumprir com alguns requisitos: ter entre 18 e 30 anos, estar matriculado em uma universidade, residir em Mato Grosso e, preferencialmente, estar engajado em alguma atividade de responsabilidade social. Além disso, o processo é restrito a candidatos pertencentes à camada socioeconômica menos favorecida. Domínio de segundo idioma não é item obrigatório.

 

As inscrições estão abertas até às 12h do dia 29 de setembro. Informações sobre a iniciativa, requisitos, etapas e formulário de inscrição podem ser encontradas no Guia do Candidato. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço impactoglobal.aiesec@gmail.com. Os organizadores pedem que os interessados leiam o informativo antes de se inscreverem e que o façam com antecedência, pois a inscrição possui questionários que exigem tempo de resposta.

 

O intercâmbio social ofertado no Impacto Global será desenvolvido no mês de dezembro, em um país da América Latina, a ser escolhido pelo corpo executivo da AIESEC em Cuiabá, e terá duração de seis semanas. Todos os custos do intercâmbio social serão financiados pela entidade, que garante ao intercambista a passagem, hospedagem em casa de família, alimentação, seguro saúde, transporte e bolsa para sua manutenção.

 

A iniciativa

A proposta de intercâmbio voluntário foi lançada aos membros, que atuam de forma voluntária na organização, pelo Corpo Executivo no primeiro semestre. "Foi um desafio. Caso o escritório conseguisse promover 100 experiências de intercâmbio no primeiro semestre, a organização local se comprometeria a financiar um projeto para um jovem mato-grossense de baixa renda", explicou Izadora.
 
Segundo ela, a proposta inovadora também se alinha com a visão da entidade. "O Impacto Global é a concretização de um dos objetivos da AIESEC: ser acessível a todas as pessoas. Foi pensando nesse tópico que a organização quis proporcionar, a um jovem que não possui perspectivas financeiras para custear um intercâmbio social, a chance de viver experiências incríveis e desenvolver competências essenciais pessoal e profissionalmente". 

 

A organização

A AIESEC está presente em mais de 125 países e é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como a maior organização gerida por jovens em todo o mundo, com uma rede de mais de 100 mil membros.

 

Pela importância e trabalho realizado, a AIESEC foi escolhida para ser porta-voz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Em Cuiabá, o escritório existe desde meados de 2013, dentro da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando com o envio e recebimento de intercambistas. Ao longo dos quatro anos, a entidade promoveu mais de 390 experiências sociais.

 

Produto foco da organização, o Voluntário Global é realizado para diversos países do globo, atuando no desenvolvimento de jovens líderes por meio do intercâmbio voluntário. O programa permite que o intercambista selecione um país e um projeto ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs), ao mesmo tempo em que vivencia suas paixões e realiza imersão em uma nova cultura. Caso você não se encaixe nos requisitos do projeto e deseje conhecer a organização, pode se cadastrar pelo link: http://aiesec.org.br/jovens/voluntario-global/

 

Em caso de dúvidas sobre a iniciativa Impacto Global, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (65) 99909-9033 / (65) 98120-1569 / (65) 99269-2711 ou pelo email: impactoglobal.aiesec@gmail.com.
Avalie esta matéria: Gostei +4 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto