Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019, 09h:00

Tamanho do texto A - A+

MTI moderniza infraestrutura de tecnologia do Hospital Estadual Santa Casa

Por: REDAÇÃO

Marcos Vergueiro/Secom-MT

santa casa


A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) modernizou toda a infraestrutura de tecnologia do Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá e a unidade passa a ter um sistema de gestão hospitalar mais estruturado e eficiente para pacientes e servidores.

A reabertura do hospital vai ocorrer na próxima terça-feira (23.07), em evento realizado pelo governador Mauro Mendes, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, entre outras autoridades. A Santa Casa de Cuiabá estava fechada desde 11 março deste ano, em razão de grave crise financeira.

De acordo com o gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Negócios da MTI, Sandro Alexandre Aguiar, a empresa é responsável por fornecer o ambiente, a infraestrutura de processamento e armazenamento, além da conectividade do sistema que opera na Santa Casa.

Com isso, o sistema existente passa a ser hospedado na nuvem da MTI, o que garante maior e melhor desempenho e agilidade no seu funcionamento. “Nós fizemos com que todo o sistema do hospital funcionasse sem interrupções. Que seja possível o acesso desde o prontuário, o histórico do paciente até os resultados de exame, por exemplo, pelo sistema. A nossa tarefa é fazer com que tudo isso funcione com excelência”, explicou.

Além dessas melhorias, a MTI também passa a ser o administrador dos servidores de aplicações e o banco de dados do hospital, no que diz respeito aos prontuários eletrônicos dos pacientes. Desse modo, fica garantida a segurança das informações dos pacientes, uma vez que os dados ficam armazenados na nuvem da MTI e não correm o risco de serem perdidos ou extraviados.

Todas essas melhorias foram solicitadas pela Secretaria de Saúde à MTI e realizadas em tempo recorde, no prazo de três semanas. Para Júlio Pinheiro, gerente da Unidade de Gestão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação da MTI, a modernização da infraestrutura do hospital e a garantia de disponibilidade do sistema foram algumas das missões mais “críticas” recebidas pela empresa.

“Para mim, esse serviço foi o mais desafiante para nossa equipe devido à necessidade de alta disponibilidade exigida, pois o que nos explicaram é que, se o sistema parar, pessoas passam a correr risco de vida. Por isso, fizemos de tudo para que o sistema não pare, esteja disponível e que a TI não seja um problema”, afirmou.

A entrega dessas melhorias é fruto da primeira parceria entre a Secretaria de Saúde e a MTI, que pode ser ampliada para outras unidades, segundo o Superintendente de Tecnologia da Informação da SES,  Luciano Barco.  “A MTI vem atendendo a expectativa daquilo que estamos pedindo. Tudo está sendo atendido em via de mão-dupla”, encerrou.

Reabertura do Hospital

Além da infraestrutura de TI, o Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá passou por uma série de melhorias em sua estrutura física para ser reaberta à população. A unidade iniciará com atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e geral.

Também serão ofertados Serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças).

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto