Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019, 15h:27

Tamanho do texto A - A+

Mãe gambá carrega filhotes nas costas para fugir de incêndio em MT

Por: KHAYO RIBEIRO

A luta de uma mãe gambá na tentativa de salvar seus filhotes de um incêndio em Juína (730 km de Cuiabá) tem ganhado grande repercussão nas redes sociais por meio de um vídeo. Nas imagens, gravadas pelo soldado José Arlei Lacerda, é possível ver o animal de pequeno porte carregando suas crias, mesmo tendo parte de seu corpo queimado pelas chamas. A gravação foi realizada no domingo (18).

Gambá

O instinto maternal da gambá sensibilizou o soldado. “Olha só como não é só o ser humano que atinge. Tá vendo em cima das costinhas dela os dois filhotinhos? Olha lá, está tentando correr do fogo. Tadinha, está toda queimada, as costinhas estão todas queimadas”, pontuou o soldado na gravação.

Ao portal G1, Lacerda disse que, após a gravação, molhou os animais para resfriar a temperatura do corpo deles e aliviar a ardência das queimaduras. À reportagem, ele afirmou, ainda, que além dos gambás, os bombeiros também encontraram ovos de quero-quero e filhotes de corujas queimados.

O incêndio de grandes proporções demorou aproximadamente três horas para ser combatido pelos bombeiros, tendo sido finalizado por volta das 12h de domingo. O tempo seco associados às altas temperaturas deste período dificultaram o apagamento das chamas.

Mato Grosso é líder em ranking de queimadas no país. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (Inpe), o Estado tem 8.776 focos de incêndio ativos.

Esse panorama de queimadas, em conjunto com o baixo registro de chuvas, tem feito com que o tempo seco predomine na Baixada Cuiabana, registrando baixa umidade relativa do ar.  

Confira o vídeo completo abaixo.

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei







Mais Comentadas