Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 11h:34

Tamanho do texto A - A+

Jiboia de cerca de dois metros é vista no Parque Mãe Bonifácia

Por: FERNANDA ESCOUTO

reprodução

cobra


Uma jiboia, com aproximadamente dois metros de comprimento, foi vista na manhã desta terça-feira (15), em uma das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. O animal foi gravado por um homem que fazia caminhada no local.

Conforme a bióloga, mestre e doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jessica Rhaiza Mudrek, essa espécie não é peçonhenta, entretanto, quando ameaçado, o réptil pode atacar.

“Se ela se sentir ameaçada, se a pessoa for tentar pegar nela, ela pode dar um bote. Geralmente, elas têm um comportamento agressivo quando se sentem ameaçadas, mas não tem peçonha, não tem perigo nesse sentido”, disse a bióloga, destacando que o animal se alimenta basicamente de ratos.

Ainda de acordo com Jessica, esses animais, bem comuns na região, são importantes, pois fazem o controle populacional das pragas urbanas, como ratos e aranhas, por exemplo.

“O recomendado é deixá-la ali mesmo, porque o parque é justamente para isso. Preservar um pouco do que ainda resta. O que eu recomendo é as pessoas não ficarem provocando. Como por exemplo nesse vídeo, em que a pessoa manteve distância e não a perturbou”, observou.

O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares, que abriga espécies da flora e flora típica do cerrado.

Veja o vídeo feito por Otávio Pedroso:

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei



Últimas Notícias