Sábado, 06 de Abril de 2019, 14h:23

Tamanho do texto A - A+

Ex-governador Dante de Oliveira é citado como a maior personalidade cuiabana

Por: JESSICA BACHEGA

Jessica Bachega/HiperNoticias

trevo do imperial/monumento viola de cocho

 Monumento viola de cocho

SELO1_HIPER

O ex-prefeito Dante de Oliveira, que morreu há 13 anos, é citado como a personalidade que mais representa Cuiabá. Já o maior símbolo da Capital, que está prestes a completar 300 anos, divide opiniões. Alguns dizem que é a viola de choco e outros a cabeça de pacu. O levantamento foi feito pela KGM Pesquisas e faz parte do estudo Alma Cuiabana.

O primeiro lugar é dividido entre cabeça de pacu e viola de choco, citado por 15,8% dos entrevistados, a respeito do que melhor representa a Capital. Em seguida, está o rasqueado, mencionado por 15,3% do público e, logo após, a Igreja Bom Despacho, escolhida por 12,3%. O tempo, inspirado na Igreja Notre Dame de Paris, abriga também o Museu de Arca Sacra reaberto no início desse ano.

Quando indagados sobre a maior personalidade cuiabana, os entrevistados citaram 38 nomes. Porém, no topo da lista está o ex-governador Dante de Oliveira, mencionado por 11,5% dos ouvidos.

SECOM-MT

Dante de Oliveira

Dante, o homem das "Diretas Já"

Dante Martins de Oliveira nasceu em Cuiabá, no dia 06 de fevereiro de 1952. Ficou nacionalmente conhecido pela autoria da proposta de emenda constitucional nº 5, em 2 de março de 1983 pelas eleições diretas para presidente da República, num movimento que resultou na campanha das “Diretas Já”. Além de deputado federal, foi prefeito de Cuiabá, governador de Mato Grosso e ministro da Reforma Agrária. Ele morreu em 6 de julho de 2006 em decorrência de uma infecção generalizada agravada pela diabetes.

"Me sinto muito orgulhosa por esse reconhecimento por tudo que ele fez por Cuiabá. É muito gratificante, até porque ele se dedicou muito por Cuiabá, pelo estado e o País. Dante era uma pessoa que amava a política e amava Cuiabá e Mato Grosso", afirma Thelma de Olivera, viúva de Dante.

Em segundo lugar entre as personalidades mais importantes está o colunista social morto em 2016, Jeje de Oya (José Jacinto Siqueira de Arruda). Ele foi citado por 8,5% dos ouvidos.

Na terceira colocação está o humorista Liu Arruda, que morreu em 1999 de insuficiência múltipla dos órgão vitais. Entre seus personagens mais marcantes estão Comadre Nhara e Juca. O ator foi citado por 8,3% dos entrevistados.

Já o quarto lugar ficou com a dupla de humoristas “Nico e Lau”, representada pelos atores Lioniê Vitório e Justino Astrevo. A dupla foi criada em 1995 e realiza apresentações pelo Estado.

A KGM Pesquisas ouviu 400 pessoas, sendo 211 mulheres e 189 homens. Os entrevistados têm entre 16 e 60 anos, 51% possuem ensino médio completo, 24,5% tem curso superior e 23,8% apenas o ensino fundamental.

Segundo a tabela, 53,8% dos entrevistados nasceram em Cuiabá, 23,3% vieram de outras cidades de Mato Grosso e os demais de outros estados brasileiros.

Além deste estudo, o HiperNotícias irá divulgar outros recortes da pesquisa que trata das preferências dos cuiabanos. Os dados serão publicados no decorrer da semana em que se comemora os 300 anos de Cuiabá.

 

Reprodução

KGM Personalidade

 

 

 

Avalie esta matéria: Gostei +13 | Não gostei - 6

Leia mais sobre este assunto




3 Comentários

PQL - 07/04/2019

Super concordo com o nome de Dante de Oliveira...agora os demais,parece piada, só faltou constar o tal do Gato Louco! Enquanto isso,será que o grande cuiabano que chegou a presidencia do BR,Eurico Gaspar Dutra,foi lembrado?

Eleitor - 06/04/2019

Se naquele tempo tivesse redes sociais, esta personalidade estaria presa ...!!!

Kleber de Miranda - 06/04/2019

Apenas para completar..a propósito, minha conterranea paranaense, o Digníssimo Dr. Paraná, Sebastião de Oliveira, foi o verdadeiro precursor das Diretas Já.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA







Mais Comentadas