Terça-Feira, 10 de Outubro de 2017, 07h:39

Tamanho do texto A - A+

Morre aos 86 anos a primeira prefeita de Várzea Grande, Sarita Baracat

Por: REDAÇÃO

Faleceu na madrugada desta terça-feira (10), em Várzea Grande, a professora, ex-prefeita, ex-vereadora e ex-deputada estadual, Sarita Baracat de Arruda, aos 86 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada pela família. Porém, os familiares convidam a todos que queiram se despedir da mulher, que foi um dos símbolos da cidade industrial, o velório será na Conferência Nossa Senhora do Carmo, no centro, Várzea Grande.

 

Circuito Mato Grosso

Sarita Baracat

Ex-prefeita de Várzea Grande, Sarita Baracat

Sarita foi uma mulher a frente e seu tempo. Foi a primeira mulher de Mato Grosso a participar da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e secretária de Eduacação. 

 

Ela também fundou várias escolas do município e também teve participação efetiva no início do Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, em 1941, único clube de futebol profissional da cidade, na época.

 

Sarita era mãe do jornalista e colunista social Fernando César Baracat, um dos mais respeitados em Mato Grosso; Eveline Baracat, e do ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Nico Baracat, morto tragicamente em junho de 2012, em acidente automobilístico.  Ambos filhos do seu casamento com o ex-vereador Manoel Benedito de Arruda, o Caboclinho, ex-presidente da Câmara de Várzea Grande. 

 

Nota de pesar

 

Váras autoridades estão prestando condolências à família Baracat por conta da morte de Sarita. Entre eles, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB). Através de sua assessoria, Pinheiro escreveu que: “A ex-deputada Sarita deixa um legado e uma história que orgulha nosso Estado, sendo a primeira mulher a comandar o executivo municipal da nossa cidade industrial. Manifesto minha solidariedade a todos cidadãos varzea-grandenses, em especial à família Baracat”.

 

Referência na política, Sarita era advogada, professora e contadora e uma pensadora política que inspirou homens e mulheres com suas posições visionárias e o amor por Várzea Grande e Mato Grosso.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto