HiperNotícias - Você bem informado

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017, 20h:07

Quanto tempo depois de ter bebê posso fazer uma cirurgia plástica?

A pergunta é: vale a pena perder esse momento pleno da maternidade?

BENEDITO FIGUEIREDO JUNIOR

 

Assessoria

Benedito Figueiredo Junior

 

As mulheres que passam por uma gravidez logo querem voltar o corpo de antes da gestação. Mas quanto tempo depois seria o tempo ideal para colocar prótese de mama ou fazer um lipo ou abdominoplastia?

 

Bem vamos por partes.  Após o parto, a mamãe está em fase de regressão do inchaço natural da gravidez e sob efeito de alterações hormonais, com o corpo voltando ao seu estado natural depois de ganhar de 9 a 20 quilos a mais em alguns casos.

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha de 6 meses a um ano para se pensar em realizar as cirurgias plásticas e ainda vai depender se a mamãe não estiver mais amamentando. Visto que os procedimentos só devem ser feitos após passar o período da amamentação já que as glândulas estarão produzindo leite e o peito ainda parecerá inchado.

 

O conselho também é que após passar o período de amamentação, a mulher deve retomar atividades físicas e fazer dieta para depois procurar um cirurgião plástico.  Com o equilíbrio do corpo o que a cirurgia fará será apenas melhorar o que já é natural e não reconstruir um corpo que está acima do peso.

 

O resultado será otimizado conforme o estilo de vida da paciente. Lembrando também que passar por outro procedimento cirúrgico após a gravidez a recuperação inclui não pegar peso então tem que ser bem programada visto que crianças até um ano requerem muita atenção da mãe e isso pode comprometer o pós-cirurgia. Uma mulher que se submete a uma cirurgia plástica como prótese de silicone ou lipo, não pode carregar peso. Então como vai carregar seu bebê? O leite em geral seca automático pelo trauma sofrido pelo corpo numa cirurgia seja qual for, e também a estética. Então a mãe também terá que abrir mão de amamentar. A pergunta é: Vale a pena perder esse momento pleno da maternidade? E ainda privar o seu filho desse contato com a mãe em nome da estética?

 

*BENEDITO FIGUEIREDO JUNIOR é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: [email protected]