HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017, 15h:44

Secretário de Fazenda Gustavo Oliveira diz que faltam recursos para pagar a saúde

FELIPE LEONEL

O secretário de Fazenda Gustavo Oliveira afirmou que faltam recursos públicos para fazer todos os repasses para a saúde dos municípios. Gustavo disse também que a judicialização passa longe de ser o melhor caminho, pois ele já viu o mesmo acontecendo em outros Estados e gerou uma "bola de neve". A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) ingressou com uma ação na Justiça cobrando o repasse de cerca de R$ 80 milhões. 

 

Alan Cosme/HiperNoticias

gustavo oliveira

 Secretário de Fazenda Gustavo Oliveira 

O secretário explicou que a demanda por serviços cresceu nos últimos anos, mas as receitas não são suficientes para atender todas as solicitações. "Isso é um grande problema e claro que esse estrangulamento financeiro começa a ter reflexos em todas as áreas. Quanto a questão especifica da judicialização, esse caminho já foi percorrido por outros estados. Nós vimos o que aconteceu, basicamente um desarranjo financeiro ainda maior", disse Oliveira, em entrevista à Rádio Capital FM.

 

Gustavo Oliveira ainda afirmou que quando o governador Pedro Taques (PSDB) assumiu o governo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) possui uma dívida com os hospitais de mais de R$ 300 milhões. Ele ainda afirmou que alguns municípios, mesmo tendo recebido os recursos, não estão aplicando corretamente o dinheiro.  Para regularizar os repasses, Gustavo afirmou que terá que anular recursos de outras áreas. O gestor informou também que Pedro Taques deve anunciar nos próximos dias um plano de quitação dos passivos. 

 

 

"Nós temos acompanhado o que aconteceu no Estado antes de o governador Pedro Taques assumir e muitos atores que estavam em silêncio durante tantos anos. Agora resolvem se insurgir de maneira indignada. Essas pessoas também têm que explicar porque mudaram de comportamento ao longo do tempo. Acho que esse é outro grande debate que precisa ser feito", finalizou Gustavo Oliveira.