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Cuiabanália Sexta-feira, 13 de Julho de 2018, 08:25 - A | A

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Sexta-feira, 13 de Julho de 2018, 08h:25 - A | A

ESPETÁCULO NO CINE TEATRO

Mostra de Cenas da MT Escola de Teatro traz Corpos Desviantes para o palco

REDAÇÃO

Nos dias 13 a 15 de julho, a partir das 19h, com entrada gratuita, o terceiro módulo dos aprendizes da MT Escola de Teatro trará em suas performances o que há de mais desviantes no corpo humano. O Ser mais complexo do planeta e suas vertentes. A mostra é um resultado de estudos e aprendizados nas de áreas de Atuação, Direção, Produção, Iluminação, Figurino, Cenografia e Sonorização. 

 

Divulgação

mt escola de teatro corpos desviantes

 

Para o diretor executivo da Associação dos Artistas Amigos da Praça ( ADAAP) , Ivam Cabral, “a contaminação adquire um significado positivo, símbolo da troca de saberes e experiências, tornando-se quase uma necessidade para que o trabalho estético alcance sua máxima potência. É o que buscamos na MT Escola de Teatro e o que pode ser visto nos Experimentos desenvolvidos de forma horizontal pelos aprendizes dos sete cursos regulares. Portanto sejamos porosos e nos deixemos também contamizar pela arte”, confessou Ivam Cabral. 

 

Nas entranhas de cada sociedade há seres com necessidades extremas de se expressar, dar vida às palavras, aos rituais, cenas, histórias...

 

“São atores e técnicos que o teatro reúne para celebrar o ato, em cada bairro, quintal ou salão improvisado, em ensaios que primam pela máxima boa vontade. Essa revolução prepara novas cenas e nos próximos episódios poderemos contracenar com a UNEMAT, que deverá encampar e oferecer o 1º curso de Artes Cênicas com nível superior do Estado de Mato Grosso, em parceria com a MT Escola de Teatro”, disse o secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser. 

 

“A partir do tema proposto, CORPOS DESVIANTES, corajosamente as(os) aprendizes pesquisaram e montaram seus belos trabalhos e põem “em xeque” os valores que nos cercam. E esfregam na cara de todos(as) os preconceitos e os medos de uma sociedade emocionalmente doente. E hoje, quando quase não temos tempo para pensar, consumidos pela altíssima velocidade das redes sociais e ante à fragilidade das relações, eis que a arte cumpre o seu papel,  com críticas  honestas e construtivas!”, afirmou o diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira.

 

 

Para a professora e reitora da UNEMAT – Universidade de Mato Grosso, Ana Maria Di Renzo, falou que “hoje, podemos dizer com entusiasmo que a UNEMAT é parceira na realização desse projeto, nesse desafio de ambientalizar a arte, por meio do teatro, como condição de cidadania em um país que muito pouco a reconhece como tal. Neste sentido, temos a honra de reafirmar nosso compromisso com o Curso Superior de Tecnologia em Teatro, tendo como parceiros a SEC, o Cena Onze e a ADAAP; a UNEMAT tem a missão de acompanhar efetivamente o projeto pedagógico do Curso, e, certamente, de tantos outros que nosso sonho der conta tornar realidade”, acrescenta.

 

 

Sinopse dos espetáculos dos núcleos 

 

Núcleo 1

 

Performance: Indivíduos

 

Eu que não conheço outrem, que não sei como ele vive, que não vejo o que lhe fere. Tudo que me falaram, que me mostraram pode ser pura utopia. Fomos violados. Nossos antepassados nos traíram quando esconderam de onde viemos e limparam a nossa pureza. Por que esconderam o que nos pertencem por direito? Nem sei o que é verdade, nem sei o que posso questionar. Fui ao campo e não sei o meu lugar, sinto a diferença e não compreendo o entendimento social da visão exotificada. Aceito mesmo a minha própria pele? Ameríndios são DNAs impregnados em nossos corpos, mas que não sabemos ainda o que fazer com eles. Errei quando não percebi antes? Errei quando não procurei entender? Mas, alto lá! Ainda dá tempo de ver. Entre o diário de campo da indigenista Elis Correia que tem como cerne mais de 30 anos de vivência empírica com povos originários do Brasil e as memórias não reveladas dá ancestralidade de um livro não escrito, o espetáculo propõe uma busca perspicaz ao valor das crenças artísticas e humanas. 

 

Ficha técnica:

 

DIREÇÃO

 

Eloá Pimenta e Nariel Iatskiu

 

DRAMATURGIA

 

Airton Lacerda e Suelen Alencar

 

PRODUÇÃO

 

Daniel Viegas de Oliveira e Elis Correia

 

ATUAÇÃO

 

Ariana Carla, Elisa Carvalho, Lucas Vinícius, Marcos Salesse,

 

Suelen Alencar, Rayra Túriel e Danielle Souza

 

CENÁRIO E FIGURINO

 

Iara Rezende e Gizele Mesquita

 

SONOPLASTIA

 

Edilson Gabriel, Lysabeth Reis e Jair Junior

 

ILUMINAÇÃO

 

Julio Rocha

 

Núcleo 2

 

Performance: Cabaré Ahberração!

 

Escandalosos. Estranhas. Ambíguos. Desviadas. Os artistas estão prontos, mas o show só pode começar depois que os cidadãos de bem estiverem dormindo. Com seus corpos desviantes, que não querem se adequar às históricas e limitantes imposições de gênero e sexualidade, estes artistas estão prestes a performar, haja o que houver. Pois parados eles não ficam. Quietas elas não gostam. Neste cabaré, a arte também é estratégia de resistência ao poder. Assim são as aberrações: tomam o que querem no berro. Mas não se assuste, pois além de tomar, elas também dão (bem gostosinho!). Portanto, seja bem-vinda, bem-vindo, bem-vindx ao Cabaré AhBerrAção! Aproveite o show que está um c*! 

 

Ficha técnica:

 

DIREÇÃO

 

Heloise Godoy e Juliana Graziela 

 

DRAMATURGIA

 

Talita Figueiredo e Thaily Moraes 

 

PRODUÇÃO

 

Juciney Fernandes, Lindsey de Sá e Manoel Vieira 

 

ATUAÇÃO

 

Elton Martins, Geovanne Rodrigues, Juliana Rosa,

 

Jeniffer Reis, André Ferreira, Mariah Ferreira,

 

e Donatello Almeida 

 

CENÁRIO E FIGURINO

 

Jane Klitzke e Naiane Gonçalves 

 

SONOPLASTIA

 

Lysabeth Reis 

 

ILUMINAÇÃO

 

Marcelo Peske 

 

Núcleo 3

Performance: Tomara que caia

 

No íntimo mais profundo, as roupas caem e os corpos emergem. Quando mergulhamos na vastidão de nossas dores, a explosão é inevitável. No limiar desse “não lugar”, a luz se faz. O que só pode existir trancado dentro do lar rompe. Tomara que caia vem pra alumiar todos os gostos. Todas as inquietações do agênero humano cabem aqui. Drama. Comédia. Tragédia. Farsa. Farra. Performance. Você quer ver? 

 

Entrada gratuita – retirar os ingressos na bilheteria do teatro 1 hora antes das sessões

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