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Cidades Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019, 17:42 - A | A

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Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019, 17h:42 - A | A

VEJA O VÍDEO

Unidades de saúde apresentam estrutura precária e demora em atendimento

WILLIAN BELTER

Após fiscalizar unidades de saúde de Cuiabá, na madrugada desta terça-feira (15), o vereador Abílio Junior (PSC) fez uma série de denúncias relatando  problemas relacionados à precaridade da estrutura da Policlínica do Planalto, problemas relacionados ao atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro e Policlínica do Verdão.

 

REPRODUÇÃO

policlínica planalto

 

A primeira vistoria foi realizada na Policlínica do Planalto. No local, há lâmpadas com mau contato, salas completamente abandonadas devido à falta de equipamentos adequados. Nas paredes, as marcas de infiltração são visíveis.

 

Em uma sala, que deveria ser um consultório, as lâmpadas estão queimadas. A parte de Urgência da unidade não apresenta as mínimas condições de receber pacientes, pois as macas estão danificadas.

 

Na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Morada do Ouro (UPA) a situação é diferente. A reclamação é a demora no atendimento, pacientes chegam a ficar por horas aguardando a triagem e consulta médica.

 

Conforme  o vídeo, a visita na Policlínica do Verdão foi realizada por volta das 01h40. Porém,  o coordenador da unidade disse que a vistoria aconteceu às 3h, quando a enfermeira chefe estava no comando da unidade e todo o plantão médico, bem como recepção, classificação de risco e medicação funcionava normalmente.

 

Na unidade a demanda e bem menor, porém, os pacientes que chegam em busca de atendimento ficam esperando por muito tempo. Os usuários reclama que os funcionários não ficam em seus postos de trabalho ou estão navegando pela internet e não dão atenção a quem espera. 

 

“O grande problema, às vezes, é que as pessoas não se compadecem com a dor do outro e ficam mexendo no celular. Fica fazendo outras atividades e não estão atendendo os pacientes da unidade. Algumas vezes, estar tranquilo o atendimento, não justifica você sair do seu local de trabalho e bater papo com os amigos. Você precisa estar atento, porque quando o paciente chegar vocês tem que estar de prontidão para atender”, afirma Abilinho, na publicação.

 

A secretaria de Saúde foi procurada e informou que a pasta tem trabalhado para melhorar o atendimento prestado à população

 

Confira anota da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o secretário Luiz Antônio Possas de Carvalho tem realizado regularmente visitas nas unidades de saúde, neste momento priorizando as de urgência / emergência para identificar e avaliar os problemas, no intuito de tomar as providências necessárias para melhorar a estrutura e a questão do atendimento aos pacientes.

 

A UPA Morada do Ouro, assim como as outras unidades da Atenção Secundária, segue a classificação de risco - ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo a com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A emergência (vermelho) tem atendimento imediato, o laranja em até 10 minutos, o amarelo em até 60 minutos. O verde, que é considerado pouco urgente e o azul, não urgente tem atendimentos realizados entre 120 minutos e 240 minutos respectivamente. Ou seja, a média de atendimento permitida por lei é de até 6 horas para esta última.

 

Em relação à visita do referido vereador à Policlínica do Verdão, o coordenador da unidade disse que esta visita aconteceu às 3 da manhã, quando a enfermeira chefe estava no comando da unidade e todo o plantão médico, bem como recepção, classificação de risco e medicação estavam funcionando normalmente.

 

Veja vídeo

 

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