Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2018, 14h:06

Tamanho do texto A - A+

Secretaria realiza Dia D de incentivo aos cuidados com a saúde do homem

Por: REDAÇÃO

Novembro Azul é uma campanha realizada em nível mundial para incentivar os cuidados com a saúde do homem. No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e devido a este fato novembro foi escolhido para ser “o mês do homem”.

 

Reprodução

Novembro Azul

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, vai realizar neste sábado (10) o Dia D da Campanha Novembro Azul: “Pela saúde do homem”, quando serão realizadas ações de incentivo ao cuidado e adesão da população masculina que, por questões multifatoriais, se afastam cedo dos serviços de saúde, resultando em um número expressivo de morbimortalidade dessa população.

 

O lançamento da campanha será realizada às 8h na USF Santa Izabel I e II, mas as ações estarão acontecendo simultaneamente em 15 unidades de saúde em todas as regionais do município, com o objetivo de facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

 

Nas 15 unidades que estarão abertas neste domingo serão realizados acolhimento e atendimento ao público masculino de todas as faixas etárias (adolescentes, adultos e idosos) em suas necessidades de saúde independentemente do local de residência (homens fora de área de cobertura da unidade); garantia de consultas de retorno em até 30 dias a todos os homens que tiveram o primeiro atendimento médico na unidade; coleta de exames laboratoriais que exijam jejum (glicemia, lipidograma) até as 09h30 e demais exames (hemograma e PSA livre e total) coleta até as 14h30; realização de testes rápidos, exceto o de HIV a todos os homens que procurarem o serviço; confecção de Cartão do SUS; atualização de cartão de vacina; teste de glicemia capilar; aferição de pressão arterial e atendimento odontológico em unidades que possuem o serviço.

 

O secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma ressalta que no dia 10 será a abertura da campanha, mas que em todos os sábados do mês de novembro essas ações serão realizadas nas unidades que estiverem abertas. “Neste mês vamos focar as ações no público masculino durante os sábados, mas a vacinação ocorrerá normalmente para toda a população. No dia 1º de dezembro faremos o encerramento do Novembro Azul e nesse dia os pacientes deverão levar os exames para o retorno com o médico”, concluiu.

 

Relação das unidades abertas para atendimento no dia 10/11

 

Regional Norte

1.USF Jd. Vitória II e III

2.Clínica da Família

3.USF CPA IV

 

Regional Sul

1.CS Tijucal

2.USF Industriário I e II

3.USF Jd. Fortaleza e Santa Laura

 

Regional Oeste

1.USF Santa Izabel I e II

2.CS Alvorada

3.CS Novo Terceiro

4.CS Cidade Verde

 

Regional Leste

1.USF Praeiro

2.CS Jd. Imperial

3.USF Pedregal I e II

4.USF Novo Horizonte

 

Regional Rural

1.USF da Guia

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei