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Cidades Quinta-feira, 08 de Junho de 2017, 10:15 - A | A

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Quinta-feira, 08 de Junho de 2017, 10h:15 - A | A

RECLAMAÇÃO CONSTANTE

Retirada das catracas do Terminal do CPA III causa transtorno aos passageiros

RAYANE ALVES

Os usuários do transporte coletivo que utilizam o Terminal do CPA III como ponto de embarque e desembarque reclamaram sobre a falta de informação por parte da Prefeitura de Cuiabá em divulgar à população sobre a retirada das catracas que davam acesso ao terminal.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

terminal CPA 3

 Terminal do CPA III recebe modificação em catracas

No sábado (3), 100% dos passageiros foram pegos de surpresa com o novo sistema de funcionamento no local. Muita gente não conseguiu inclusive fazer integração no cartão quando precisou pegar o segundo ônibus. Com isso, tiveram que desembolsar uma passagem extra, que hoje custa R$ 3.60.

 

Nesta semana a equipe de reportagem do HiperNotícias foi conferir de perto a situação. No local, onde funciona a catraca estavam algumas faixas de isolamento porque a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ainda não retirou a fiação do local.

 

Daniele Silva não pegou coletivo no final de semana e ficou surpreendida hoje com a alteração. Na avaliação da passageira, a mudança só atrapalhou mais quem utiliza o serviço, visto que antes a passagem era comprada na catraca e depois todos os passageiros poderiam entrar pelas portas dos fundos. Agora, além de pegar uma fila na compra da passagem, o usuário também deve enfrentar outra quando o ônibus chega ao terminal para entrar pela porta da frente e ainda correr o risco de não fazer integração.

 

 

“Essa mudança foi totalmente desnecessária, já que não vai retirar o terminal daqui. Acho uma palhaçada o pessoal só ir fazendo as coisas e a gente ser feito de besta. O passageiro precisa ser comunicado para que transtornos sejam evitados”, disse.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

terminal CPA 3

 Catracas foram retiradas sem aviso prévio

Já Leda Vilela contou que pegou o ônibus pela primeira vez depois da mudança na segunda-feira (05). Em sua avaliação, a passageira afirmou que pelo antigo funcionamento os usuários não sofriam com tanto tumulto. Agora, mal dá para andar.

 

“Tudo porque a fila não é formada conforme o horário que você chega ao local. O terminal sempre foi um sistema de embarque e desembarque muito rápido. Mas, o pessoal não pode ver uma coisa funcionando bem que já quer alterar as coisas para dificultar a vida de quem enfrenta esse calor, trânsito e ainda os ônibus caindo aos pedaços que a Prefeitura sempre fala que vai melhorar e até hoje nunca presenciei essa mudança”, indignou.

 

Cleide Santos foi pega de surpresa com a "novidade". Ela achou a mudança um absurdo porque não acrescentou em nada para quem usa o serviço. “Quando o ônibus chega até formar a fila vira um bolo de gente com tumulto e confusão. Sinceramente não vejo nada de bom. E, agora ainda tem a novela de confirmar se faz de fato essa integração porque no sábado o cartão das minhas amigas não deu”, finalizou.

 

Outro lado

 

 

O gerente operacional do terminal, Marcos Assis Braga, afirmou que as modificações passaram a funcionar para acabar com a evasão de acesso ao Terminal do CPA III, diante dos atos de desrespeito por parte de alguns usuários do sistema. O gerente ainda explicou que pelo menos 30% dos passageiros que embarcavam no local não pagavam passagens nas linhas e acabavam aproveitando a ‘onda’ de quem pagava pelo transporte e tinha acesso liberado pelas portas traseiras.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

terminal CPA 3

 Gerente comenta sobre novo sistema de funcionamento

“Foi contabilizado em 30% de prejuízo. Então a Semob analisou que retirar as catracas foi a atitude mais indicada. Mas, o terminal não será desativado porque ele é o ponto final do CPA III. Nem se instalasse o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) seria desativado pela quantidade de ônibus que o terminal recebe. São 58 coletivos para atender oito mil passageiros ao dia”, detalhou.

 

Sobre a falta de integração com o novo sistema de funcionamento, Marcos alega que todos os passageiros terão o serviço assegurado normalmente.

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Raul Bradock

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