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Cidades Terça-feira, 23 de Maio de 2017, 14:00 - A | A

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Terça-feira, 23 de Maio de 2017, 14h:00 - A | A

EDUCAÇÃO

Professores participam de formação em Cuiabá

REDAÇÃO

Mais de 100 professores de Química, Física, Matemática e Biologia, coordenadores de área de Ciências da Natureza das 14 escolas Plenas de Mato Grosso, além de formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) das cidades que possuem essas unidades, participam de formação em Cuiabá.

 

Reprodução

PROFESSOR

 

O evento, que ocorre na Escola Estadual Nilo Póvoas, até a próxima sexta-feira (27), é realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em parceria com o STEM Brasil - o programa oficial de formação de professores em Ciências e Matemática para os alunos das Escolas de Tempo Integral de Ensino Médio.

 

O secretário-adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, explica que o objetivo principal é formar educadores excepcionais nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, para que possam preparar alunos de escolas públicas para a faculdade e, consequentemente, uma carreira mais próspera. “Serão abordados temas relacionados a aulas práticas dessas disciplinas, utilizando materiais simples e didáticas mais interessantes e participativas”. 

 

De acordo com ele, durante esta semana os educadores poderão trocar experiências e se preparar para aulas práticas utilizando conceitos inovadores trazidos pelo STEM.  

 

“Esses momentos são fundamentais para que as Escolas Plenas atinjam o seu objetivo, ao enfatizar as aulas práticas como parte importante da construção do conhecimento e da formação dos jovens estudantes, fazendo com que eles estejam preparados de forma mais abrangente para o mercado profissional, para o mundo que os aguardam lá fora e não somente para serem aprovados no vestibular”, afirmou o secretário.

 

Sobre o STEM Brasil

O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros.

 

As técnicas de ensino baseado em projetos facilitam o aprendizado de conceitos teóricos na prática. Os professores são moldados a fazer estudantes colaborarem em projetos e a resolverem problemas juntos, com o professor como facilitador.

 

O STEM Brasil já formou 2.300 docentes nos estados como Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 250 mil alunos por ano.Mais de 100 professores de Química, Física, Matemática e Biologia, coordenadores de área de Ciências da Natureza das 14 escolas Plenas de Mato Grosso, além de formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) das cidades que possuem essas unidades, participam de formação em Cuiabá.

 

O evento, que ocorre na Escola Estadual Nilo Póvoas, até a próxima sexta-feira (27), é realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em parceria com o STEM Brasil - o programa oficial de formação de professores em Ciências e Matemática para os alunos das Escolas de Tempo Integral de Ensino Médio.

 

O secretário-adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, explica que o objetivo principal é formar educadores excepcionais nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, para que possam preparar alunos de escolas públicas para a faculdade e, consequentemente, uma carreira mais próspera. “Serão abordados temas relacionados a aulas práticas dessas disciplinas, utilizando materiais simples e didáticas mais interessantes e participativas”. 

 

De acordo com ele, durante esta semana os educadores poderão trocar experiências e se preparar para aulas práticas utilizando conceitos inovadores trazidos pelo STEM. 

 

“Esses momentos são fundamentais para que as Escolas Plenas atinjam o seu objetivo, ao enfatizar as aulas práticas como parte importante da construção do conhecimento e da formação dos jovens estudantes, fazendo com que eles estejam preparados de forma mais abrangente para o mercado profissional, para o mundo que os aguardam lá fora e não somente para serem aprovados no vestibular”, afirmou o secretário.

 

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