Segunda-Feira, 02 de Julho de 2018, 16h:26

Tamanho do texto A - A+

Estudante de Cuiabá é selecionada para curso em Portugal e pede ajuda para viagem

Por: JULIANA ALVES - ESPECIAL PARA O HIPERNOTÍCIAS

Estudante do 2° ano da Escola Estadual Pascoal Ramos, Isys Melhado Martins, 16 anos, é uma dos quatro jovens selecionados do Brasil para participar do Curso de Verão de Física na Universidade do Porto, em Portugal. Para poder custear sua viagem, que deve ocorrer em setembro, a jovem está realizando uma vakinha online para  arrecadar os R$ 12 mil necessários

 

O dinheiro angariado, além de custear a taxa de inscrição no curso, irá ajudar na compra das passagens aéreas da aluna e da professora acompanhante, além de estadia, passaportes, seguro saúde e as demais despesas.  

Arquivo Pessoal

Isys	Melhado	Martins

Estudante de escola pública que busca arrecadar dinheiro para custear curso de física

 

Incentivada por suas professoras de física e biologia, Isys decidiu concorrer a vaga. Para participar, foram analisadas suas notas nas disciplinas de exatas e ela também precisou redigir uma carta de motivação, além de encaminhar uma carta de recomendação.

 

“O diferencial da Isys é que, além dela ter ótimas notas em matemática e física, praticamente 10, ela tem muitas atividades extracurriculares. Ela participa de um projeto da comunidade que busca espalhar palavras de empatia, busca espalhar amor, ela é uma pessoa bem engajada na comunidade dela”, relatou Luandy Castro, professora de biologia que irá acompanhar a menina até Portugal.

 

Luandy explicou que Isys deve se apresentar na Universidade do Porto até o dia 02 de setembro deste ano, que é quando inicia o curso a ser encerrado no dia 07 de setembro. “O que acontece é que ela vai ficar uma semana em Portugal, desenvolvendo um projeto científico em equipe com os alunos de diversos países. E eles terão que apresentar uma solução para um problema, que será definido lá, para várias pessoas importantes da universidade”.

 

Isys relatou que deveria escolher algo à ser estudado e teve interesse pela astronomia, algo que ela gosta muito. Na semana fora do País ela terá cursos, palestras e desenvolverá um projeto. Tudo isso envolve relatividade, mecânica quântica, astrofísica, e nanotecnologia. “Ela realmente vai ficar imersa dentro do conhecimento da física”, completou sua professora. 

 

Isys contou que não tem muita noção de como realmente vai ser durante o curso, mas quer trazer para a cidade, para dentro da sua escola, o projeto que irá realizar e poder usar na comunidade em que mora e pretende incentivar outros jovens.

 

“Eu só quero incentivar os jovens à participar da semana de física em Portugal também, por que eu acredito que é uma ótima oportunidade. Então, com isso, quando eu voltar eu só queria tanto realizar o projeto quanto incentivar outras pessoas à buscarem isso”, finaliza Isys.

 

Para doar basta acessar o link da vakinha online

Avalie esta matéria: Gostei +34 | Não gostei