Quinta-Feira, 03 de Maio de 2018, 06h:15

Tamanho do texto A - A+

Artistas e organizações culturais fazem campanha para reabertura de Museus em Cuiabá

Por: JESSICA BACHEGA

Artistas locais e organizações relacionadas com a cultura mato-grossense promovem a campanha "SOS Museus MT SOS Arte MT" para recolhimento de assinaturas de apoiadores a fim de cobrar do Estado a reabertura de cinco museus.  Lançado nesta quarta-feira (2), com objetivo de coletar pelo menos 100 assinaturas, na tarde do mesmo dia o documento já tinha 91 apoiadores.

 

Edson Rodrigues/Hipernotícias

Museu Rondon de Etinologia e Arqueologia

 Museu Rondon

Estão fechados há meses os espaços Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Museu de Arte de Mato Grosso, Galeria Lava Pés, Memorial Rondon e Museu Histórico de Mato Grosso após o fim de contrato com a antiga administradora e sem convênio com nova organização para a manutenção.

 

“Queremos abrir os olhos de todos para os conhecidos valores locais, dar espaço para a pesquisa e estruturação de um sistema estadual de museus, e poder expor ideias e conceitos, resgatando uma história e seus personagens”, diz trecho do documento que anuncia a campanha online.

 

De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Regiane Berchieli , já foram publicados os editais para o convênio com as organizações que irão se responsabilizar pelos Museus, porém ainda falta a liberação dos recursos destinados aos espaços.

 

“Estamos tratando com o governador, a Casa Civil e a Sefaz para a liberação do recurso para que possamos implantar a nova administração e reabrir os equipamentos à comunidade”, declarou.

 

São R$ 5 milhões anuais distribuídos entre os cinco museus fechados e o contrato com as organizações são de cinco anos. Para cada um dos espaços será estabelecido convênio com responsáveis diferentes. As associações são sem fins lucrativos e o orçamento é destinado para a manutenção dos espaços e contratação de servidores.

 

De acordo com os editais de chamamento para os novos convênios, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso estará sob administração da Associação dos Produtores Culturais. O Museu de Arte de Mato Grosso será gerido pelo  Instituto de Arte e Cultura Boca de Arte, que também foi contemplado para gerir a Galeria Lava Pés de forma compartilhada com a Secretaria de Estado de Cultura.  O Museu Rondon tem convênio com  Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDtech). Já o Museu Histórico de Mato Grosso está com edital suspenso e sem definição sobre a nova administração. 

 

Segundo a secretária, a nova gestão dos Museus terá um caráter mais educativo e com mais participação da comunidade, porém ainda não há previsão de reabertura dos espaços ao público.

 

Confira campanha no link SOS Museus de MT

 

Leia também

Museu Casa Dom Aquino, patrimônio histórico do estado, será reaberto ao público

Mestres da cultura popular são tema da nova exposição do Museu de Arte de Mato Grosso

Pontos turísticos e culturais de Cuiabá estão fragilizados pela falta de investimento

Espaço conta com duas exposições que mantêm viva tradições de povos indígenas

 

 

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto




1 Comentários

jefferson keese - 05/05/2018

Muito boa a reportagem para esta causa justa e necessária,porém é necessário fazer uma correção. A petição online NÃO tem como "objetivo de coletar pelo menos 100 assinaturas",pois não existe limites para numero de apoiadores, sendo que o objetivo é contar com o maior número possível de assinaturas até a reunião com o governador Pedro Taques , com pedido de audiência que está sendo protocolado pelo SOS museu MT.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA