Quarta-Feira, 02 de Maio de 2018, 09h:53

Tamanho do texto A - A+

1ª etapa do Sistema Ribeirão do Lipa entra em operação

Obras estão concluídas e serão apresentadas em solenidade no dia 03 de maio

Por: REDAÇÃO

A Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento na capital mato-grossense, inaugura, esta semana, a 1ª Etapa do Sistema Ribeirão do Lipa de Tratamento e Distribuição de Água. As obras de melhorias serão formalmente apresentadas ao Poder Concedente (Prefeitura de Cuiabá), à Agência Reguladora (Arsec), ao Ministério Público Estadual (MPE) e à comunidade em uma solenidade marcada para o dia 03 de maio, às 9h, na ETA Lipa. As ações realizadas até o momento permitem o aumento no volume de água captada, tratada e distribuída, beneficiando cerca de 50 mil pessoas em 23 bairros.

 

Assessoria

Águas Cuiabá

 

O projeto desenvolvido no Sistema Ribeirão do Lipa, previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto à Promotoria de Defesa Ambiental de Mato Grosso contemplou, nesta primeira etapa, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com a capacidade de tratar 200 litros por segundo. A estrutura da ETA inclui novos sistemas de floculação, decantação, filtração, desinfecção, reservação e distribuição. Tudo para garantir a máxima eficiência em cada etapa do processo de tratamento de água.

 

Um dos importantes pontos de fortalecimento do Sistema Ribeirão do Lipa diz respeito às adutoras, que são grandes tubulações de ferro fundido responsáveis por levar a água tratada diretamente das ETAs à rede de distribuição. “Instalamos 8 km de novas adutoras. A tubulação é de alta qualidade, o que previne rompimentos e eventuais danos ao fornecimento de água”, observa Luiz Fabbriani, diretor geral da Águas Cuiabá. Além das adutoras, foram instalados, ainda, 6,5 Km de redes de distribuição de água e construídos dois reservatórios (Altos do Ribeirão e Bom Clima), com capacidade total de armazenamento de 5,9 milhões de litros. Nesta 1ª Etapa, o Sistema Ribeirão do Lipa recebeu o investimento de R$ 18,2 milhões.  

 

“Temos a convicção de que todo o trabalho realizado no Sistema Ribeirão do Lipa é fundamental ao crescimento de nossa cidade. Trata-se de uma localização estratégica, pois está dentro da região que mais recebeu solicitações de disponibilidade de água e esgoto nos últimos dois anos. Preparar essa parte da cidade para receber investimentos, já deixando solucionadas questões referentes ao saneamento básico, evidencia a importância dada pela companhia ao desenvolvimento de Cuiabá”, pontua Marcelo Oliveira, diretor da Águas Cuiabá. Para a realização dos trabalhos, a concessionária mobilizou 200 pessoas, entre funcionários da própria empresa e terceirizados.

 

Plano Águas Cuiabá 300 Anos – Contendo o panorama das ações de saneamento básico a serem realizadas no município, o Plano de investimentos Águas Cuiabá 300 Anos será oficialmente apresentado na solenidade de inauguração da 1ª Etapa do Sistema Ribeirão do Lipa. O Plano traz em sua concepção uma visão de desenvolvimento sustentável e gestão sistêmica dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, o que vêm a priorizar ainda mais a preservação dos dois principais mananciais de nossa cidade: os rios Cuiabá e Coxipó, este consta em termo contratual pactuado com a Prefeitura Municipal e obedece às especificações estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE-MT).

 

Sobre a Águas Cuiabá - A Águas Cuiabá assumiu o serviço de água e esgoto da Capital em 2017, com a responsabilidade de atender uma população de 580 mil pessoas. Desde então, trabalhou e investiu para o aumento do tratamento da água entregue ao cliente. Em conjunto com a prefeitura e a agência reguladora, elaborou projetos para atender cada vez mais cidadãos com seus serviços. Em razão das características de nossas atividades, também mantemos profunda inserção na vida das comunidades, onde desenvolvemos ações e programas que ajudam a elevar a conscientização socioambiental, alcançando milhares de pessoas. A Águas Cuiabá faz parte da Iguá Saneamento.

 

 

Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, atendem a cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto