Quarta-Feira, 14 de Março de 2018, 11h:08

Tamanho do texto A - A+

O que dizer ao eleitor

Por: ONOFRE RIBEIRO

Edison Rodrigues/Secom/MT

onofre ribeiro

 

Escrevi artigo recente com o título “Cenários das eleições”. Nele tracei cinco possíveis cenários com composições de nomes que eventualmente poderão concorrer ao governo do estado, à vice e a senadores e suplentes. Está no site www.onofreribeiro.com.br.

 

Recebi dezenas de contribuições. Especialmente no facebook. Selecionei as colocações e os comentários mais frequentes dos leitores.

1 – Descrença nos políticos de modo geral. Aqui aparece uma rejeição muito grande aos políticos antigos
2 – Descrença nos candidatos postos a governador até este momento
3 – considera todos os nomes postos como gastos e corrompidos ou incapazes de dar respostas à sociedade
4 – os leitores nutrem forte desejo de renovação no cenário político amplo
5 – os leitores reconhecem de modo geral que ainda não ouviram propostas renovadoras para o futuro de Mato Grosso. Curioso: associam a falta de propostas aos nomes de políticos velhos. Incluem o governador Pedro Taques também como incapaz de gerar propostas novas
6 - esperam um nome “milagroso” que ainda não surgiu. Nenhum leitor sugeriu um nome “milagroso”. Exceto alguns, que apontaram o ex-prefeito der Sorriso, Dirceu Rossatto
7 – nenhum leitor apontou o que considera “propostas novas para a sociedade e para o futuro de Mato Grosso”.

Não foram muito além disso. Apareceram comentários de muita indignação geral e o desejo que os políticos sumam do mapa. Ficou claro que os leitores desejam renovação, mas não tem ideia do que seria efetivamente uma renovação. Traduz-se por descontentamento amplo, geral e irrestrito.

Encerro este artigo com a clareza de que embora o leitor não seja capaz de formular o que deseja, demonstra querer renovação. E deixa um enorme e espaço pra ideias dos candidatos, sempre ligadas ao futuro de Mato Grosso. Parece que aí está o coração do discurso de qualquer candidato. Incluindo o governador Pedro Taques que precisa se reciclar profundamente se quiser se reeleger.

Aliás, temas pra um extraordinário discurso de futuro não faltam. Falta vê-los.


*ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso/onofreribeiro@onofreribeiro.com.br/www.onofreribeiro.com.br

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei



1 Comentários

Evarista neves - 14/03/2018

Onofre acompanhados e leio seus artigos sempre que posso..A descrença na política e e nesses políticos que ai estão é grande .mas sabe que acho mais difícil e que você olha e não encontra um candidato decente que não esteja envolvido nessa maldita corrupção.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA