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Política Segunda-feira, 22 de Agosto de 2016, 15:09 - A | A

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Segunda-feira, 22 de Agosto de 2016, 15h:09 - A | A

PPP É POSSIBILIDADE

Em visita a Cuiabá, ministro garante solução para o VLT nas próximas semanas

PABLO RODRIGO

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), garantiu que entregará nas próximas semanas um cronograma de ações e sugestões para a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

 

Alan Cosme/HiperNoticias

Minha Casa

 

"O governador levou essa questão do VLT com toda a sua bancada para o presidente Michel Temer (PMDB), que determinou que nós [Ministério das Cidades], juntamente com o governo do Estado, possamos encontrar uma solução objetiva para buscar recursos, com soluções técnicas e rápidas, para trazer uma solução definitiva para o VLT e que deverá ser apresentado nas próximas semanas. Essa é a nossa prioridade do Ministério para buscar uma equação técnica, segura, real, transparente, para viabilizar de vez essa obra de mobilidade urbana fundamental para o futuro da capital do Estado", disse o ministro durante a entrega de 499 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Osmar Cabral, sinalizando para uma possível Parceria Público-Privada (PPP).

 

"Uma PPP para o VLT é uma das possibilidades que estamos trabalhando e estudando juntamente com os nossos técnicos e os do governo do Estado. Devemos apresentar para o governador esse estudo nas próximas semanas. Uma PPP é uma das possibilidades que estamos analisando e isso será definido juntamente com o governador Pedro Taques", explicou.

 

"Eu quero aproveitar o ministro aqui para cobrar uma solução conjunta para que possamos concluir o VLT, para que a população cuiabana possa usá-lo para se locomover dessa região para o centro da cidade", cobrou o governador durante o ato público com o ministro.

 

Taques também lembrou os esforços conjuntos com a bancada federal para buscar recursos federais para o modal de transporte. "Eu quero lembrar o apoio conjunto que temos da prefeitura de Cuiabá, que ajudou a revitalizar as ruas e avenidas por onde passará os trilhos do VLT, a bancada federal que vem cobrando do governo Federal essa ajuda. O VLT não é só um problema do governo do Estado porque nós não temos R$ 600 milhões para terminar a obra. E aí o Ministério das Cidades está nos ajudando, porque nenhum Estado consegue fazer Veículo Leve sobre Trilhos sozinho", afirmou.

 

De acordo com a consultoria encomendada pelo governo Taques, seriam necessários mais R$ 600 milhões para conclusão do VLT. Já o consórcio construtor quer R$ 1,2 bilhão. 

 

499 casas

 

O Residencial Francisca Loureira Borba  recebeu um investimento de R$ 33,3 milhões. As casas contam com dois quartos, sala, cozinha e área de serviço. As unidades estão avaliadas em R$ 59,6 mil.

 

Participaram da entrega do residencial o governador Pedro Taques, o prefeito Mauro Mendes (PSB), os senadores José Medeiros (PSD), Cidinho Santos (PR) e Wellington  Fagundes (PR); e os deputados federais Nilson Leitão (PSDB),  Ezequiel Fonseca (PP) e Fábio Garcia (PSB), o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM)  e o Secretário de Cidades Eduardo Chilleto.

 

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Everson 23/08/2016

Ai vem o desbocado do Emanuel Pinheiro e fala que a prefeitura tem Money para bancar VLT. Sabe de nada inocente, só quer enganar os Cuiabanos desiludidos.... E pior que tem Tr...as que vai cair nessa conversa.

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Cuiabano 22/08/2016

Será?

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Carlos Nunes 22/08/2016

Bem, ministro político é assim mesmo...só faz política. Os nossos olhos já foram abertos até demais sobre o VLT: 1) o Dr. Ruy Ohtake, especialista em VLT, aqui em Cuiabá mesmo, disse que...para fazer a obra BEM FEITA vai demorar mais de 4 anos. O detalhe é o BEM FEITA. 2) o ex-secretário da Secopa, Maurício Guimarães, disse em seu depoimento que...o VLT do Porto em Portugal, que inspirou o daqui, dá anualmente ao governo português um prejuízo de 1 Bilhão de reais; portanto admitiu finalmente que VLT dá prejuízo. 3) diversos sites já informaram que...as composições do VLT, Estações, etc, quando estiverem funcionando a pleno vapor, vão consumir de energia elétrica o que consome uma cidade com 90 mil habitantes. 4) muitos informaram também que não existe demanda suficiente para o VLT em Cuiabá; o IBGE diz que a população estimada da cidade é de 580 mil habitantes. Composições articuladas do VLT transportarão cada vez 400 passageiros; se houver 5 composições articuladas dá pra transportar 2 mil pessoas cada vez - cadê as 2 mil pessoas esperando na Estação cada vez? Não tem ainda. No Rio de Janeiro foi viável porque a cidade já tem mais de 6 Milhões de habitantes; aí já é uma super-demanda. Pois é, se esse ministro não fosse só político, atentaria para todos esses detalhes. Abrir uma cidade de PONTA A PONTA (do Porto ao CPA e do Centro além do Coxipó) não é brincadeira, é coisa séria. Chega o Silval, que aparecia todo dia na TV, dizendo: podem deixar que, com 1 Bilhão e 400 Milhões termino o VLT antes da Copa começar. Começou Copa, acabou Copa, acabou seu governo, e nada de VLT...era pegadinha; depois ele mesmo admitiu que tinha acabado era o dinheiro. Seus assessores devem tê-lo tapeado, pois de VLT mesmo ele não entendia bulhufas. Agora cair em pegadinha duas vezes aí é burrice...não tem dinheiro para repassar duodécimo dos poderes; não tem dinheiro para pagar RGA; os Hospitais dos 141 municípios já reclamam do atraso no repasse das verbas. Ih! já entendi tudo, vai faltar dinheiro pra Saúde, pra Educação, pra Segurança, para fazer quase tudo de essencial...mas pró VLT vai aparecer dinheiro aufa. Falta pra Saude, mas vai ter pró VLT. Ih! não entendi é nada. VLT vai ser mais importante do que a Saúde, a Educação, a Segurança, e outros investimentos muito mais essenciais? Isso seria uma inversão de valores, comum no Brasil.

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3 comentários

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