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Cidades Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016, 10:51 - A | A

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Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016, 10h:51 - A | A

DEFESA DO CONSUMIDOR

Consumidor registra queixa após encontrar larvas em salgado

JESSICA BACHEGA

Um consumidor teve uma surpresa desagradável ao comprar salgados em um supermercado do bairro Araés, em Cuiabá. O alimento exposto para venda estava estragado com presença de larvas em seu recheio. O alimento foi adquirido neste feriado, no supermercado São Judas Tadeu.

 

Aquivo Pessoal

cachorro quente/mercado sao judas

 Lanche estragado

O jornalista Robson Fraga registou o Boletim de Ocorrências (2016/395160)  e foi orientado a procurar a para a vigilância sanitária para que fossem tomadas as devidas providências. No entanto, informou que não conseguiu contato na vigilância, no feriado.

 

O consumidor narrou que estava com seus dois filhos, de 3 e 11 anos no carro, quando um deles pediu para o pai comprar os salgados.

 

Efetuada a compra, a criança mais velha reclamou que o alimento estava com um sabor estranho e quando o pai foi olhar o salgado para ver se estava estragado foram encontradas as larvas.

 

“Eu voltei ao supermercado para reclamar e pedir que fosse m retirados os salgados de lá. Falei com o gerente e ele disse que os salgados que estavam expostos eram do dia anterior e que iria devolver meu dinheiro”, relatou.

 

O consumidor ainda disse ao gerente que iria chamar a polícia e questionou como que eles podem colocar a saúde dos clientes em risco vendendo produtos que não estivessem em bom estado. Ele relata que o gerente apenas se limitou a dizer que ele poderia chamar a polícia que estava em seu direito. 

 

Com o alimento em mãos o consumidor registou o boletim, mas foi alertado pelos policiais que eles só poderiam agir caso a criança se sentisse mal, pois apenas o salgado estar estragado não configura crime. 

 

“As crianças não passaram mal, mas meu filho está traumatizado e não quer comer. Ele ficou muito assustado em ver o salgado daquele jeito”, afirmou Fraga. 

 

O diretor do Procon municipal, Carlos Rafael, informou que os fiscais agem quando são encontrados alimentos vencidos, comprovando a irregularidade dos mesmos. No caso do alimento estragado, o órgão atua após o laudo da vigilância sanitária que atesta se o produto não estava em condições para o consumo. “Essa parte compete à vigilância sanitária. Mas depois que eles encaminham para a gente o laudo da análise, nós notificamos o estabelecimento”, informou o diretor. 

 

Os consumidores podem efetuar denúncias sobre irregularidades encontradas em estabelecimentos pelo telefone 65 3641-6400.

 

A vigilância sanitária do Município foi procurada e informou que ainda não tomou conhecimento do caso, mas ressaltou  que faz fiscalizações rotineiras no comércio, bares, restaurantes, lanchonetes, etc., inclusive para retirada de alvarás e documentos de autorização de funcionamento. 

 

Por meio de nota, informou que em situações como a do consumidor uma equipe vai ao local indicado pelo consumidor, para fazer a análise visual  do produto (como ele está acondicionado e até mesmo, exposto no supermercado, bar, restaurante, etc, para o consumidor  e, em determinados casos, recolhe um lote para análise. Mas que nas situações em que o cliente abriu o produto e levou para casa não é possível fazer outra análise, além da visual. Após verificação, a empresa é notificada.

 

O supermercado foi procurado, porém não foi possível contato no número existente na nota fiscal. A operadora de telefones informa que o número discado não existe. 

 

 

 

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Quintino 09/12/2016

Em resumo, não adianta nada reclamar. Bando de incompetentes. O consumidor que se exploda. Já temos exemplo de gente grande descumprindo liminar. O resto, então....

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