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Artigos Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 08:31 - A | A

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Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 08h:31 - A | A

A solidão do líder.

A liderança é a marca que se deixa nas organizações e nas outras pessoas

LUIZ VICENTE DORILEO DA SILVA

divulgação

shipu

 

Imagine como é a vida de um líder. Com suas preocupações diárias neste cenário de crise econômica, política e mais as dificuldades que vão aparecendo pelo caminho. Para piorar, ele tem a missão sagrada de liderar seres humanos confiados aos seus cuidados. Sendo assim, cai sobre ele a responsabilidade de exercer influência de forma positiva ou negativa nessas pessoas e nas organizações que participa. Afinal a liderança é a marca que se deixa nas organizações e nas outras pessoas.

 

Cabe a ele conduzir seus liderados para a direção certa, independentemente da situação do momento. Para isso é preciso estar um passo à frente de todos os possíveis percalços que possam atrapalhar a produtividade de seus liderados. O líder tem que enfrentar tudo sozinho. Por isso, ele sofre de um mal conhecido como “a solidão do líder”. Portanto, para ser líder é preciso ser inabalável.

 

Para percorrer este caminho é preciso ter algumas características como:

1) Ser humilde para reconhecer que precisa de uma equipe para poder superar os desafios e as dificuldades do caminho. Por isso, deve estar atento a oportunidades de fazer a novas e boas contratações, mantendo assim a equipe completa e treinada.

 

2) Ser capaz de manter a equipe unida e motivada. De nada adianta ter uma equipe completa e treinada se, nela, cada um trabalhar por si.

 

3) Possuir autoestima e muita confiança mesmo que os resultados não estejam positivos, não permitindo o comportamento derrotista entre os liderados mantendo a esperança na busca pela transformação dos resultados para atingir os objetivos propostos.

 

4) Ter o foco no que quer e no que vai fazer.  Ser capaz de não enxerga os problemas, mas, sim, as soluções. Em vez de reclamar, começar   a trabalhar imediatamente para reverter situações ruins.

 

5) Conhecer o potencial e as dificuldades de cada um de seus liderados e explorar e trabalhar isso de forma inteligente e produtiva. As pessoas são diferentes e precisam ser tratadas de forma diferentes.

 

6) Sabe dar e receber feedback. Sabe a hora de elogiar e reconhecer um bom desempenho. Não fica só falando o que está errado e das coisas que não deram certo.

 

7) Sabe como definir e monitorar com frequência os indicadores de performance. Se você não tem informações, você não gerencia. Sempre sabe o caminho que cada integrante da sua equipe precisa percorrer para melhorar seu desempenho

 

8) Faz reuniões mais produtivas usando um processo simples, analisando os números do que foi planejado, do que foi executado, situações a resolver e acompanhando a execução dos planos de ação.

 

9) Se preocupa em ter e manter uma vantagem competitiva consistente e uma posição privilegiada no mercado cuidando de três pontos: Satisfação de clientes X rentabilidade X clima interno. Sabe que surgem problemas quando um ou dois elementos desse tripé ficam desequilibrados por demandas ou pressões de curto prazo.

 

*LUIZ VICENTE DORILEO DA SILVA – “SHIPU” é palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. [email protected]

 

 

 

 

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